Vitórias

Fim do aluguel, isenção em farmácias e+: Lei histórica sancionada por Lula a idosos 60+ garante 5 vitórias

29/05/2024 às 21h57

Por: Bruno Zanchetta
Imagem PreCarregada
Lula e idosos Foto: Montagem

Lula garante as melhores vitórias para os idosos com direito a fim do aluguel e mais

Há 21 anos, Lula sancionou uma das mais benéficas leis para os brasileiros. O estatuto do idoso é uma lei histórica que mudou a forma como os idosos vivem no Brasil, até hoje.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

7 anos de tramitação no congresso até a assinatura final fez com que os idosos passassem a garantir milhares de grandes benefícios, tudo isso sancionado por Lula.

Segundo informações do Memorial da Democracia, o estatuto garante os direitos das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e institui sanções para quem desrespeitar ou abandonar a pessoa idosa. A lei entrará em vigor em janeiro de 2004.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até a sanção do Estatuto, a legislação que tratava da atenção aos idosos era bastante fragmentada. O novo documento resultou da organização e mobilização da sociedade civil.

De autoria do então deputado federal Paulo Paim (PT-RS), o projeto de lei foi construído em conjunto com associações e movimentos, como a Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap), o Movimento de Servidores Aposentados e Pensionistas (Mosap), a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag) e a Pastoral Nacional do Idoso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Estatuto do Idoso dispõe sobre o papel da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público, com o objetivo de assegurar à pessoa idosa o direito pleno à vida. Alguns dos direitos assegurados foram:

  • Atendimento preferencial
  • Gratuidade de medicamentos
  • Proibição de discriminação
  • Estímulo à contratação de idosos pelas empresas privadas
  • Prioridade na aquisição de imóveis.

Graças a esse estatuto, há 21 anos brasileiros podem gozar de benefícios que antes ou não tinham ou não eram determinados por leis.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma pessoa que, em 2003 não era, tinha, por exemplo, 40 anos, hoje em dia tem 61, o que já configura como dentro do Estatuto e pode se beneficiar dessas leis.

O QUE CONFIGURA CRIME PELO ESTATUTO DO IDOSO?

O Estatuto, Lei 10.741/2003, prevê como crime a conduta de colocar em risco a vida ou a saúde do, através de condições degradantes ou privação de alimentos ou cuidados indispensáveis. A pena prevista é de 2 meses a 1 ano de detenção, e multa.

Thumbnail Video Youtube

abono aos idosos

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.