Fim do Bilhete Único é revelado, desespera usuários e substituto cai como bomba em São Paulo
Em agosto, uma matéria publicada pela Band deixou todo mundo completamente apreensivo com o possível fim do Bilhete Único.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, na cidade de São Paulo é possível usar apenas o Bilhete Único para pagar todos os transportes públicos municipais, no caso ônibus, metrô e trem.
Segundo a Band, em agosto, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou que o município estuda implantar a tecnologia do cartão TOP para substituir o atual sistema do Bilhete Único.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Prefeito disse isso após uma falha no sistema da SPTrans que 43 mil cartões de passageiros do transporte público foram cancelados.
Na época ele disse que foi um erro onde uma lista de clientes foram enviados para o cancelamento de forma totalmente indevida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAS O QUE É O TOP?
Implantado pelo governo do Estado de São Paulo há cerca de dois anos para substituir o BOM, o cartão Top atualmente é utilizado para ingresso no sistema de transportes sobre trilhos (CPTM e Metrô) e ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU.
De acordo com Ricardo Nunes, há estudos para que a mesma tecnologia seja implementada para que os paulistanos possam utilizá-los nos ônibus pelas ruas da capital paulista, ou seja, com apenas um cartão você poderia rodar em São Paulo inteira e se locomover aos municípios próximos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em entrevista a Band News, o Prefeito disse: “O sistema do Bilhete Único é bastante complexo. Há um período em que você pode utilizar vários ôninus, várias linhas, está integrado no sistema de metrô e CPTM. É um sistema que tem uma avaliação positiva no âmbito geral do uso, mas pode sempre melhorar? Pode melhorar”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O objetivo do novo sistema de tecnologia é evitar fraudes, atualmente, há cerca de R$ 200 milhões anuais em golpes no Bilhete Único, e facilitar a rotina dos passageiros com novas formas de pagamento, inclusive em bancos digitais e pagamentos instantâneos.
No entanto, desde sua implementação, o TOP é alvo de críticas por conta das sucessivas falhas no sistema de recarga.