Grandes novidades foram confirmadas
O cartão de crédito é uma forma de empréstimo com prazo de pagamento de até 40 dias. Ele é disponibilizado por bancos e instituições financeiras. Dessa vez, no entanto, viemos falar sobre uma grande novidade anunciada pelo Banco Central e também sobre a possibilidade do fim do cartão de crédito como conhecemos.
Em relação a este assunto, diz respeito a uma preocupação que tem crescido cada vez mais em relação ao número de pessoas inadimplentes e tudo por conta de cartão de crédito. Isso porque quem deixa de pagar a fatura do cartão de crédito no primeiro mês tem 50% de risco de ficar inadimplente. Os juros beiram os 500% ao ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal VC SA, a ideia é limitar o crescimento da dívida a 100% do valor. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, chegou a ventilar o fim do rotativo. Toda vez que o cliente deixasse de pagar a fatura completa, em dia, teria o saldo devedor parcelado automaticamente e com juros de 9% ao ano.
Por outro lado, os bancos não estão dispostos a negociar nesses termos. Eles afirmam que o juro do rotativo só é alto dessa maneira porque o ganho é usado para cobrir o parcelamento sem juros. E que só dá para resolver uma coisa arrumando a outra. Diante disso, uma grande discussão acaba tomando conta de toda essa situação.
Os bancos afirmam que quem decide conceder o crédito no parcelamento não corre o risco de calote. Ou seja, que os lojistas parcelam, mas o risco é do banco. O fato é que os especialistas apontam que o atual formato de cartão de crédito está bem perto de chegar ao fim e uma mudança drástica pode ocorrer muito em breve.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que o Banco Central anunciou?
Por outro lado, o Banco Central anunciou recentemente a chegada do Pix automático para outubro de 2024. Segundo o BC, essa modalidade vai permitir que o cliente faça o agendamento de pagamentos regulares, como conta de luz e água, além de compromissos parcelados, como empréstimos, condomínios, mensalidades, etc.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Metro World News, atualmente, a rede bancária oferece esse serviço por meio do débito automático. Porém, para que uma empresa ofereça a modalidade aos clientes, ela precisa ter um convênio com cada instituição financeira. Já para o Pix automático bastará fazer um único acordo com um banco.