Mudança significativa do Pix chega causando inseguranças nos cartões de crédito. Isso porque a modalidade pode chegar ao fim com o crédito no novo meio de pagamentos
Uma das formas de pagamento mais populares entre os brasileiros é o cartão de crédito. No entanto, recentemente, essa modalidade de pagamento se viu ameaçada. Isso porque, com a popularização do Pix, meio mais recente disponibilizado pelo Sistema de Pagamentos Brasileiros, um mudança significativa no serviço destacou que os cartões podem estar com os dias contados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Pix é uma ferramenta que possibilita que transferências sejam realizadas de forma instantânea durante 24 horas nos setes dias da semana. Lançado em 2020, conquistou os brasileiros, e segue fazendo isso até hoje. E com o avanço significativo da tecnologia financeira do Brasil, uma mudança no meio de pagamento pode fazer o cartão de crédito cair em desuso.
Bom, de acordo com informações do ‘Uol Economia’, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou em meados de 2022 que os cartões de crédito deverão deixar de existir graças ao avanço do sistema de open finance, que facilita o compartilhamento de dados bancários entre diferentes instituições. Inclusive com a modalidade de crédito chegando ao Pix.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Com o crédito no PIX você não precisa mais, em tese, de cartões de crédito ou de MDR (taxa de desconto que as credenciadoras recolhem dos lojistas). Você consegue replicar o fluxo que hoje o cartão de crédito faz entre o banco, o lojista e o consumidor”, destacou Roberto Campos Neto.
Apesar de não ser nenhuma norma ou lei, o Pix na modalidade de crédito já está disponível em alguns bancos no Brasil. Enquanto a regulamentação não acontece, as instituições financeiras continuam operando a modalidade com regras próprias. No entanto, é importante que você fique atento ao juros, caso queira usar a modalidade, às vezes, acaba não sendo um proposta atraente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Pix Automático está chegando
Segundo o ‘G1’, o Banco Central anunciou na última segunda-feira (22) que adiou a data de lançamento do “PIX Automático” para o dia 16 de junho de 2025. A previsão inicial era outubro de 2024. Essa que poderá ser usada em cobranças recorrentes, como: contas de água e luz; escolas e faculdades; academias, condomínios; parcelamento de empréstimos
O intuito é possibilitar que o agendamento prévio de pagamentos que ele já sabe que precisará fazer a empresas, desde que exista um acordo entre as partes. Hje, isso pode ser realizado pelo débito automático. Para o Banco Central, o PIX Automático pode alcançar mais pessoas, visto que não vai exigir o acordo entre o banco e a empresa prestadora do serviço.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Globo faz anúncio e acaba de confirmar aumento no valor do Bolsa Família acima do esperado em 2025
● Detran libera benefício exclusivo para idosos 60+ com CNH em apenas 3 passos sem sair de casa
● R$ 22 mil para salvar idosos acima de 60: INSS arma pagamento EXTRA aos aposentados em apenas 1 passo pelo celular
Sendo assim, o cliente irá autorizar o débito recorrente, de forma automática, por meio do celular ou computador. Não existirá a necessidade de confirmação com senha a cada débito e muito menos cobrança de tarifa das pessoas físicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a função do Banco Central?
Se você já se perguntou qual o dever do Banco Central do Brasil, hoje nós respondemos essa pergunta para você. O BC gerencia o meio circulante, que nada mais é do que garantir, para a população, o fornecimento adequado de dinheiro em espécie.
Conforme destacado no site oficial do BC, o dever da instituição é oferecer “estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade”.