ATENÇÃO

Fim do cartão de crédito: Verdade hoje (6) sobre o fim da modalidade de pagamento mais amada dos brasileiros

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Cartão de crédito (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A possibilidade do cartão de crédito chegar ao fim no Brasil pode assustar milhões de pessoas, mas a realidade pode ser diferente

O cartão de crédito é uma modalidade que ajuda milhões de pessoas em todo mundo. Os brasileiros também são grandes usuários do tipo de pagamento, mesmo com a criação do Pix. A existência dessa modalidade, no entanto, pode acabar, segundo o próprio Banco Central.

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, já deu uma declaração intrigante sobre a possibilidade do cartão de crédito deixar de existir. O executivo acredita que a utilização do Pix em modalidade de crédito pode mudar toda a estrutura de pagamentos no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante evento no Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), Campos Neto declarou que está em estudo essa modalidade, que será ainda mais simples e com menos taxas do que no método tradicional.

“Com o crédito no Pix você não precisa mais, em tese, de cartões de crédito ou de MDR (taxa de desconto que as credenciadoras recolhem dos lojistas). Você consegue replicar o fluxo que hoje o cartão de crédito faz entre o banco, o lojista e o consumidor”, declarou.

Pix é um dos métodos de pagamentos mais utilizados hoje (Foto: Reprodução/Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ENDIVIDAMENTOS

O presidente do Banco Central adiantou os estudos sobre as mudanças na utilização do cartão de crédito, que atualmente é o maior responsável pelo endividamento no país.

“Cartões puxam o spread [diferença entre o preço de compra e venda de uma ação, título ou transação monetária] muito para cima. A inadimplência no cartão de crédito subiu para 52%”, afirmou.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O CARTÃO DE CRÉDITO ABACARÁ NO BRASIL?

De acordo com o portal Terra, a ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) avaliou quais são os riscos para as empresas com a chegada do Pix no crédito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A associação avalia que o consumidor seguirá tendo diversas opções de meios de pagamento à disposição, adequadas a diferentes realidades e situações.

“A Abecs entende que o Pix é mais uma ferramenta que ajuda a ampliar a digitalização da economia e a inclusão financeira da população. A competição entre os arranjos, desde que sob as mesmas regras e condições, é saudável e acarretará benefícios para o consumidor e a sociedade como um todo”, afirmou.

Banco Central planeja novo pagamento via Pix (Foto: Reprodução / Internet)

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile