MUDANÇA
Nova estação de metrô no RJ, fim do cartão de ônibus e substituto: 3 viradas no transporte público carioca
04/12/2023 às 21h25
De metrô a ônibus, o RJ vem passando por mudanças significativas e que atingem aqueles que precisam do serviço
O transporte público é uma das ferramentas mais essenciais para milhões de trabalhadores brasileiros. Afinal, é por meio dele que muitos conseguem realizar suas viagens diárias ao trabalho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E por falar nele, é importante frisar que o Rio de Janeiro passou por algumas reformulações na área, com nova estação de metrô, fim do cartão de ônibus e até substituto.
NOVA ESTAÇÃO
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nos últimos dias, o governo do RJ e a concessionária Metrô Rio assinaram um memorando de intenções para a conclusão das obras da estação Gávea, da Linha 4 do metrô. Vale frisar que, a obra está paralisada há 8 anos.
De acordo com o portal ‘Metrô CPTM’, o acordo entre as partes prevê que a concessionária terá a responsabilidade de finalizar a obra, que provavelmente terá um custo médio de cerca de R$ 600 milhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
FIM DO CARTÃO DE ÔNIBUS
Além dessa virada, uma mudança envolvendo o cartão utilizado nos transportes também foi confirmada. Acontece que ele está com os dias contados.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência, abandono e rejeição: 3 montadoras, gigantes como a FIAT, têm fim amargo no Brasil
● Nova idade mínima e adeus só R$1.412: 2 viradas atingem em cheio a aposentadoria em 2025
● Inimiga n°1 do colesterol: Mistura caseira com 3 frutas salva a saúde dos idosos 60+
O cartão Riocard, utilizado atualmente pelos cidadãos que usam o transporte público, só deixará de ser aceito na última fase de implantação do seu substituto, a partir do dia (01) de fevereiro de 2024.
Qual o substituto do Jaé no Rio de Janeiro?
Vale lembrar que, o prefeito Eduardo Paes confirmou o Jaé, novo sistema de bilhetagem do Rio, que começa a funcionar em teste pelo BRT. O grande objetivo é trazer mais transparência ao sistema, tirando o controle das empresas e colocando nas mãos da prefeitura.
Vale lembrar que a transição será gradual. De agosto até janeiro, o usuário poderá escolher entre usar o Riocard ou Jaé nos transportes municipais. Todavia, a partir do dia (01) de fevereiro, apenas o Jaé será permitido. Por sua vez, aqueles que usam o Bilhete Único Intermunicipal, terão um esquema híbrido, com um cronograma especial.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]