ATENÇÃO
É o fim do dinheiro de papel: Comunicado do Banco Central sobre o substituto do real em 2024
23/03/2024 às 9h25
Banco Central já tem o novo substituto do real
O Banco Central (BC ou Bacen) é a instituição que desenvolve e protege a política monetária do Brasil, visando à segurança da economia. Dessa vez, vamos falar de um assunto que chocou muitas pessoas, isso porque o banco comunicou sobre o fim do dinheiro de papel cravando o substituto do real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Banco Central anunciou em outubro do ano passado, um comunicado que chocou o sistema financeiro do país. O substituto do real, a moeda física utilizada no país, está em processo de implementação, e a transição para uma nova forma de dinheiro está prevista para este ano.
O Drex, nome oficial do Real Digital, será a representação digital do dinheiro de papel, marcando o seu fim. Anunciado pelo Banco Central em 2023, segundo o portal ‘Meu Bolso em Dia’, a expectativa é de que a tecnologia seja testada e liberada para a população até o final de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conhecido como Central Bank Digital Currency (CBDC) que significa, Moeda Digital do Banco Central. Assim, o Drex, será a representação digital do dinheiro físico que conhecemos. Dessa forma, possuirá o mesmo valor e a será aceito como o real tradicional, já que será regulado pelo Banco Central.
Funcionamento da moeda
O principal foco do Drex são as transações financeiras, de qualquer tipo, realizadas dentro de uma plataforma do Banco Central. Que garantirá segurança jurídica, cibernética e de privacidade em todas operações. Dessa forma, já se encontra em teste uma estrutura para dar suporte ao real digital.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para ter acesso à Plataforma Drex, será necessário um intermediário financeiro autorizado, como um banco. Dessa forma, esse intermediário fará a transferência do seu dinheiro depositado em conta para sua carteira digital do Drex, para que você possa realizar transações com ativos digitais com total segurança.
Como acessar o Registrato do Banco Central?
- Entre no site do BC e digite seu CPF (Caso não tenha conta no sistema Gov.com ou precise recuperar sua senha, digite seu CPF na página de acesso e insira os dados pessoais solicitados)
- Digite sua senha do Gov (a mesma utilizada para acessar a carteira de habilitação digital ou carteira de vacinação)
- Utilize o menu da página para escolher o relatório que quer acessar e clique em “Consultar”
- Aceite os Termos de ciência e responsabilidade e clique em “gerar relatório”.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 644 clientes afetados: Falha imperdoável em PIX da CAIXA obriga BC a emitir comunicado:
● Itaú, Nubank e +11 bancos: Nova lei armada do PIX atinge em cheio correntistas a partir de 2025
● Alerta aos que tem 10 mil na poupança hoje (21/11): Serasa crava decreto do Banco Central sobre seu saldo
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]