Banco Central já tem o novo substituto do real
O Banco Central (BC ou Bacen) é a instituição que desenvolve e protege a política monetária do Brasil, visando à segurança da economia. Dessa vez, vamos falar de um assunto que chocou muitas pessoas, isso porque o banco comunicou sobre o fim do dinheiro de papel cravando o substituto do real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Banco Central anunciou em outubro do ano passado, um comunicado que chocou o sistema financeiro do país. O substituto do real, a moeda física utilizada no país, está em processo de implementação, e a transição para uma nova forma de dinheiro está prevista para este ano.
O Drex, nome oficial do Real Digital, será a representação digital do dinheiro de papel, marcando o seu fim. Anunciado pelo Banco Central em 2023, segundo o portal ‘Meu Bolso em Dia’, a expectativa é de que a tecnologia seja testada e liberada para a população até o final de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conhecido como Central Bank Digital Currency (CBDC) que significa, Moeda Digital do Banco Central. Assim, o Drex, será a representação digital do dinheiro físico que conhecemos. Dessa forma, possuirá o mesmo valor e a será aceito como o real tradicional, já que será regulado pelo Banco Central.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Funcionamento da moeda
O principal foco do Drex são as transações financeiras, de qualquer tipo, realizadas dentro de uma plataforma do Banco Central. Que garantirá segurança jurídica, cibernética e de privacidade em todas operações. Dessa forma, já se encontra em teste uma estrutura para dar suporte ao real digital.
Para ter acesso à Plataforma Drex, será necessário um intermediário financeiro autorizado, como um banco. Dessa forma, esse intermediário fará a transferência do seu dinheiro depositado em conta para sua carteira digital do Drex, para que você possa realizar transações com ativos digitais com total segurança.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “R$ 4 mil a receber”: Banco Central emite comunicado crucial hoje (13) com alerta sobre dinheiro esquecido
● Contas esvaziadas: Banco Central emite comunicado urgente hoje (13) exigindo que clientes jamais façam isso
● “A partir do dia 1”: Banco Central faz exigência sobre o PIX e crava proibição que atinge a Caixa, Itaú e +
Como acessar o Registrato do Banco Central?
- Entre no site do BC e digite seu CPF (Caso não tenha conta no sistema Gov.com ou precise recuperar sua senha, digite seu CPF na página de acesso e insira os dados pessoais solicitados)
- Digite sua senha do Gov (a mesma utilizada para acessar a carteira de habilitação digital ou carteira de vacinação)
- Utilize o menu da página para escolher o relatório que quer acessar e clique em “Consultar”
- Aceite os Termos de ciência e responsabilidade e clique em “gerar relatório”.