URGENTE

Fim do guincho em blitz: Nova lei de trânsito está em vigor e traz VITÓRIA ao bolso dos motoristas

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Carro em guincho / Lei de trânsito - Montagem: TVFOCO

Tudo sobre a nova lei de trânsito que já está em vigor atingindo fim de guincho em blitz

A título de informação, as temidas leis de trânsito são normas legais com o objetivo de disciplinar e orientar os condutores, para garantir mais segurança de todos os envolvidos no deslocamento diário (motoristas, passageiros, pedestres, ciclistas, entre outros) e padronizar conhecimentos e condutas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dito isso, nesta sexta-feira (23), vocês saberão tudo sobre a nova lei de trânsito que já está em vigor e traz VITÓRIA ao bolso dos motoristas atingindo fim do guincho em blitz. As informações são do portal O Tempo.

Conforme a fonte, uma lei em vigor desde o ano de 2021, determina que uma mudança no CBT (Código Brasileiro de Trânsito) livrou muita gente de voltar para casa à pé ao ser parado com documentação atrasada ou ser flagrado com determinados problemas no veículo em uma blitz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É que desde então, quem estiver com placas com os caracteres apagados (ou sem uma delas), lacre de segurança rompido, entre outras irregularidades que não ofereçam riscos de circulação, terá 15 dias para colocar tudo em ordem, sem que o guincho seja chamado.

Ou seja, assim, com o novo tempo de 15 dias sendo determinado, foi colocado fim no guincho de forma imediata em blitz nestes casos. No que se trata dos que estão com licenciamento atrasado também serão beneficiados pela Lei nº 14.229, publicada em 21 de outubro do ano de 2021, que altera algumas regras no código de trânsito. Neste caso, entretanto, o motorista terá de pagar as taxas para licenciar o veículo na hora, por meio de aplicativo de celular, por exemplo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lei de trânsito (Foto: Reprodução – Autoescola Online)

No caso de problemas no veículo, de acordo com o órgão de trânsito paulista, o dono terá 15 dias para ir providenciar um laudo de vistoria em um posto do Detran. A taxa é de R$ 160.

“Se o proprietário não agilizar os reparos, o veículo será bloqueado administrativamente e removido ao pátio, em caso de nova blitz”, diz o Detran, em nota. “A retirada da restrição administrativa ocorrerá mediante a comprovação da regularização. Já as multas referentes às infrações constatadas na abordagem serão aplicadas normalmente”, afirma.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, para o motorista que deseja regularizar sua situação, ele deve procurar um posto do Detran da cidade de registro do veículo para conseguir um laudo de vistoria para provar que sanou os problemas em até 15 dias. A taxa é R$ 160. Se não fizer os reparos no prazo, o veículo será bloqueado administrativamente e removido ao pátio, em caso de nova blitz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Guarda aplicando multa – (Reprodução: Internet)

A mudança na lei traz também o aumento de 10% para 12,5% na tolerância para o excesso de peso por eixo de ônibus de passageiros e de caminhões de carga sem aplicação de punições. Por fim, não podemos deixar de ressaltar que em meio a tantas leis mais antigas, esta mais recente do ano de 2021, veio para aliviar o bolso dos motoristas.

Quais são as principais leis de trânsito no Brasil?

A seguir, confira algumas das principais leis de trânsito no Brasil:

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile