Fim do home office deixa brasileiros com medo do futuro incerto
A modalidade de trabalho home office explodiu durante a pandemia, trazendo inúmeras oportunidades para os brasileiros trabalharem de casa, sem custos extras de locomoção e alimentação.
Contudo, no cenário pós-pandemia que estamos vivendo atualmente, as vagas home office continuam cada vez mais escassas, isso por que as empresas vem adotado uma nova modalidade de trabalho, o modelo híbrido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para vocês terem ideia, até mesmo o Google adotou o novo modelo e na última semana avisou aos seus colaboradores que eles precisam se lomover até a empresa ao menos três dias por semana, sob pena de levar falta.
Facebook, Apple, Amazon e Twitter também parecem querer voltar para o antigo sistema de trabalho e de acordo com Isabela Corrêa, CEO da B.NOUS., as empresas tendem a seguir a mesma linha de raciocínio:
“O trabalho remoto, assim como o ensino a distância ou a telemedicina, é uma coisa que veio para ficar de fato, mas que não teve a predominância que achamos, em um determinado momento, que teria. E isso faz sentido. O mercado é grande, as instituições são diversas. Essa é, na verdade, mais uma forma de trabalho, mais uma possibilidade”, avalia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Certamente houve um exagero no passado, onde talvez o pêndulo estava totalmente no presencial. Vem a pandemia e aí é esperado que ele vá 100% para o remoto. A hora que você solta o pêndulo de um lado, ele não para no meio. Vai para a outra ponta. Acredito que foi isso que aconteceu. Agora a gente está chegando no equilíbrio para entender em que situações, para quais empresas, para quais culturas, para que time o trabalho remoto pode fazer sentido”, frisou o CEO do PageGroup no Brasil, Ricardo Basaglia.
Qual seria o grande motivo para o fim do HO?
Especialistas em modalidades de trabalho culpam a queda na produtividade, dificuldade de gerenciamento e cultura organização insuficiente como os grandes motivos para o fim do home office.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE