CORRE!
Fim do Imposto de Renda em 2024: Comunicado do Serasa crava lista de isentos e bastam 3 passos para garantir
23/01/2024 às 22h38
Algumas pessoas têm direito à isenção este ano; entenda processo
Muita gente não sabe, mas existe uma lista de isentos na cobrança do Imposto de Renda. O Serasa pontuou cada um deles e você pode estar incluído!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Este, aliás, é o tributo aplicado todo ano aos brasileiros, em cima daquilo ganham. Ele serve para contribuições ao Governo Federal, na intenção de gerar dinheiro que será revertido nos trabalhos servidos à população.
Apesar do crescimento do salário mínimo, ainda não houve um reajuste sobre a cobrança do Imposto de Renda. Contudo, já é possível dizer algumas pessoas que terão uma preocupação a menos neste ano de 2024. Veja!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem tem direto à isenção do Imposto de Renda?
- Pessoas que ganham até R$ 2.212,00;
- Pessoas que têm doenças consideradas graves, como HIV, alienação mental, cardiopatia grave, cegueira e outras 12 patologias. É necessário apresentar laudo médico para solicitar a isenção;
- Pessoas com rendimentos de aposentadoria, pensão ou reforma.
Como solicitar a isenção do Imposto de Renda?
- Faça o pedido administrativo, no órgão previdenciário ou outros;
- Faça o pedido judicial, caso o órgão demore mais de 45 dias para analisar o caso;
- Declare o Imposto de Renda como isento, colocando as condições no documento.
O que acontece com quem não declara Imposto de Renda?
- É importante estar em dia com as declarações. Caso ela não seja feita, é gerada uma multa e, após 30 dias, começam a correr juros. Além disso, o CPF também passa a ficar irregular e o devedor pode receber até uma acusação de sonegação de impostos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]