Para aliviar as dívidas dos mais velhos, existem ações já em vigor e outra ainda está andamento
Uma pesquisa do IBGE revelou que existem mais de 32,1 milhões de idosos acima dos 60 anos no Brasil. Desse número, cerca de 23 milhões estão aposentados pelo INSS.
Hoje, o salário mínimo está fixado no valor de R$ 1.412, como foi decretado pelo presidente Lula. Esse dinheiro, claro, acaba servindo apenas para as contas básicas da casa, mas, para facilitar a vida dos mais velhos, existem alguns programas em vigor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um deles envolve o benefício de R$ 200. Segundo o Uol, o Governo Federal voltou a prometer o Voa Brasil, que vai disponibilizar passagens de avião por baixo custo aos idosos. O lançamento estava previsto para ser em abril, mas precisou ser adiado.
Fim do IPTU
Existe também a isenção no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, que é cobrado anualmente. De acordo com a Central Judicial do Idoso, pessoas acima dos 60 estão livres da dívida, desde que recebam até dois salários e tenham uma única residência.
Adeus à conta de luz
Para quem não sabe, existe a Tarifa Social de Energia Elétrica. O programa foi criado para os consumidores de baixa renda e oferece descontos de até 100% na conta de luz. Para conseguir ter acesso, é preciso estar com os dados atuais registrados no CadÚnico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem tem direito à Carteira de Beneficiário do INSS?
Além do pagamento do salário mensal, a instituição oferece algumas vantagens bônus aos aposentados e pensionistas. Através do aplicativo ‘Meu INSS’, é possível solicitar a Carteira de Beneficiário, que garante outra série de proveitos aos auxiliados, nas áreas social e cultural.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE