Se surpreenda ao saber do fim do IPTU e do IPVA com o adeus dos impostos mais temidos, que acaba de cair como presente a milhares
E as novas mudanças do Governo Federal ainda estão dando muito o que falar, sendo agora o assunto da vez, o fim do IPTU e do IPVA com adeus dos impostos mais temidos, que acaba de cair como presente a milhares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, o Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU, é um tributo municipal cobrado anualmente dos proprietários de terrenos, imóveis residenciais e comerciais localizados nas zonas urbanas das cidades.
Já o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA, é um imposto brasileiro que incide sobre a propriedade de veículos e se tratar de uma cobrança estadual, que somente os Estados e o Distrito Federal têm competência para instituí-lo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sabendo disso, alguns grupos de pessoas podem ter a isenção dos impostos, como, por exemplo, os aposentados e pensionistas do INSS, que podem ganhar isenção no IPTU, desde que atenda aos requisitos, pois a isenção está garantida por lei e varia de acordo com o munício, mas, em geral, é preciso ser aposentados e pensionistas do INSS; beneficiários de renda mensal vitalícia.
Ainda também pode ser, pessoas com deficiência; e pessoas com renda familiar inferior a 3 salários mínimos, e com isso, ainda é necessário possuir apenas um imóvel residencial, de uso próprio e permanente, cujo valor venal não seja superior a um limite determinado, categoria e localização.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já para o IPVA, além do critério de ano de fabricação do veículo, condutores com determinadas doenças podem solicitar a isenção do imposto através da apresentação de exames e laudos médicos que comprovem o estado de saúde alegado.
Com isso, o Ministério da Saúde elaborou uma lista com todas as comorbidades regulamentadas pelos estados para garantir a isenção do IPVA.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais doenças concedem a isenção do IPVA?
As doenças regulamentadas pelo Ministério da Saúde para a isenção do IPVA são;
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acidente vascular cerebral (AVC);
Doença de Parkinson;
Acidente vascular encefálico;
Paraplegia;Amputação;
Paralisia cerebral;
Artrite reumatóide;
Neuropatia diabética;
Artrodese;
Nanismo;
Artrose;
Mastectomia;
Autismo;
Má formação ou encurtamento de membros;
Câncer;
Manguito rotador;
Deficiência mental;
Linfoma;
Deficiência visual;
Lesões com sequelas físicas;
Doenças degenerativas;
Lesão por esforço repetitivo (LER);
Esclerose múltipla;
Escoliose acentuada;
Tetraparesia;
Poliomielite;
Tetraplegia;
Tendinite crônica;
Problemas na coluna;
Talidomida;
Problema renal crônico com uso de fístula;
Síndrome do túnel do carpo;
Próteses internas ou externas;
Quadrantomia.