Saiba como funcionam esses dois benefícios que esse GRUPO de brasileiros tem acesso e muitos nem sequer fazem ideia
Segundo dados divulgados pelo IBGE, a população de idosos está em constante crescimento, apresentando 39,8% entre os anos de 2012 e 2021. Porém, muitos deles têm um importante direito, que lhes garante excelentes benefícios, e nem sequer fazem ideia.
Entre eles temos o saque total do FGTS e a isenção no pagamento do IPTU.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
FGTS
Segundo o portal “Seu Crédito Digital” todo idoso que se aposenta ou completa a faixa dos 70 anos, tem o direito de sacar o saldo TOTAL do FGTS.
Sendo assim, o cidadão em questão pode solicitar o saque mesmo sem sofrer qualquer penalidade da multa por dispensa sem justa causa.

Idosos conseguem efetuar o saque total do FGTS (Foto Reprodução/BBC News Brasil)
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, é importante ressaltar que isso se aplica tanto aos aposentados pelo INSS quanto aos que decidiram voltar ao mercado de trabalho.
Quem já completou a idade mencionada e deseja ter acesso ao valor, pode proceder para o saque.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
IPTU
Outro benefício interessante é a isenção do pagamento de IPTU, desde que, se enquadrem nos critérios estabelecidos pelas leis do munícipio.
Por isso, é interessante que se atentem, afinal, a cobrança do imposto varia de cidade para cidade, logo, essa isenção da taxa depende de cada prefeitura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aposentado e pensionistas podem ter isenção do IPTU ( Foto Reprodução/ Prisma/ R7 )
Em Vitória, capital do Espírito Santo, por exemplo, aqueles acima de 60 anos não estão livres de pagar o IPTU, mas recebem redução de 75% da taxa. Já em Brasília, é possível receber isenção TOTAL caso o idoso consiga comprovar a renda de até dois salários mínimos.
Como saber se tem direito a isenção?
Para verificar se esse benefício está disponível em sua cidade, é necessário consultar a prefeitura local. Normalmente, a isenção é concedida a aposentados que possuem apenas um imóvel com menos de 100 m² e cuja renda familiar não ultrapasse dois salários mínimos.