Acabou
Fim do IPVA: Nova lei acaba de ser anunciada para acabar com a maior dor de cabeça dos motoristas agora
23/08/2023 às 19h35

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nova lei acaba de ser anunciada e pode acabar com dor de cabeça que motoristas tem com IPVA hoje em dia
O Imposto sobre a propriedade de veículos automotores ou conhecido como IPVA, nada mais é do que um imposto cobrado pelo estado referente uma porcentagem do valor do seu carro registrado na tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Todo ano você, que possui um carro, tem que pagar o IPVA do seu veículo, para assim conseguir licenciar (que também é pago) e liberar o documento dos próximos 12 meses, que vai te dar a autorização e regularização para andar com seu carro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Hoje em dia se você tiver que pagar o IPVA, você tem que entrar no seu banco, colocar o renavam, ir em débitos de veículos e pagar, normalmente dá para pagar o IPVA e o Licenciamento junto, liberando o documento para ser impresso em poucos dias.

Motos e placa IPVA (Foto: Reprodução / Internet)

IPVA (Foto: Reprodução/Internet)
O QUE VAI MUDAR?
Em Projeto de Lei (PL 367/23) protocolado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado Gustavo Victorino (Republicanos) propõe a unificação da cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e da taxa de Licenciamento de Veículo, com a mesma data de vencimento e em um único documento, de acordo com matéria publicada pela garagem 360.
A medida, segundo o parlamentar, tem o objetivo de simplificar e facilitar a vida do contribuinte e do próprio sistema de arrecadação.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Agora”: Substituto de Tralli paralisa JH com rombo bilionário do INSS que corta salário dos 60+

Shopping nº1 de Salvador, BA, decreta fechamento em maio de 2025

Pra salvar o feriado prolongado: Saque de mais de R$ 2 mil do INSS chega HOJE (30/04) aos idosos 60+
Isso porque, atualmente, o descompasso entre as datas de vencimento tem gerado inadimplência – muitos contribuintes quitam um dos tributos acreditando estar em dia com suas obrigações fiscais, esquecendo de pagar o outro.
Isso vem causando não apenas prejuízo financeiro para os cidadãos, como também um aumento no volume de trabalho administrativo relacionado ao processamento de recursos de multas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br