Motoristas da Uber e outros apps como a 99 poderão receber ISENÇÃO de pagar o IPVA 2024 neste estado brasileiro
E o ano de 2023 está no fim e com ele vem a preocupação das contas que já começam a pipocar em janeiro, e o IPVA é uma delas. Aliás, o mesmo deverá ser pagos já no dia 11 de janeiro de 2024.
Porém, segundo o portal Garagem 360, uma nova lei EM VIGOR, pode fazer com que motoristas da Uber, bem como de apps similares tipo a 99, poderão ter uma vantagem acima e garantir o fim da cobrança anual do IPVA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entendendo melhor sobre o assunto
De uma forma mais clara, as regras específicas do tributo são definidas de acordo com o que é estipulado por cada Estado, mas normalmente seguem alguns critérios similares.
Na maior parte das vezes, o valor do IPVA corresponde a uma porcentagem que leva em conta o valor venal dos veículos, ou seja, o valor pelo qual aquele automóvel poderia ser vendido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para definir isso, usa-se como base a famosa tabela Fipe. Além disso, tem-se alguns casos de isenção, como para o público PcD (Pessoa com Deficiência) e para veículos fabricados a mais de 10, 20 ou mais anos, de acordo com o estado.
Estado de sorte
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E para a felicidade dos moradores de Rondônia, a nova lei de nº 5.706, proposta pelo Governo Local, isenta o IPVA para os veículos de até 170 cilindradas e também para quem exerce serviço remunerado de transporte de passageiros por app.
A lei é de autoria do Poder Executivo, e foi sanciocada pelo governador local, Marcos Rocha. E o melhor de tudo é que ela passa a valer justamente a partir de janeiro de 2024, que como mencionamos, se iniciam os pagamentos.
O objetivo é unificar as melhores condições de trabalho com a contribuição para a sustentabilidade econômica, assim como fornecer o setor, que é de suma importância.
O que acontece se não pagar o IPVA em dia?
É bom ter em mente que assim como as regras voltadas ao pagamento do IPVA são de responsabilidade estadual, as penalidades para quem não realizar o pagamento do tributo seguem a mesma lógica.
Entretanto, de modo geral, tem-se a aplicação de uma multa referente ao período de atraso, que incide no valor final do imposto. Essa multa pode acumular de acordo com o tempo de atraso.
Por outro lado, o pagamento do IPVA depende do pagamento do CRLV, conhecido popularmente como licenciamento.
Não pagar o licenciamento consiste em uma infração gravíssima. Nesse caso, há uma multa no valor de R$ 293,47 e a soma de 7 pontos na CNH.
Além disso, a habilitação também corre o risco de ser suspensa.