CONFIRA!
FIM do IPVA confirmado nesta segunda (19): Adeus ao temido imposto cai como presente aos motoristas em 2024
19/08/2024 às 20h19
O IPVA é uma das contas que mais pesam o bolso dos brasileiros e agora em 2024 foi confirmado o fim desse imposto. Esse grande presente está batendo na porta dos motoristas hoje mesmo
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é a taxa cobrada para cada veículo que está em circulação no país e costuma deixar os motoristas com uma tremenda dor de cabeça, sendo um dos que mais pesa o bolso dos brasileiros. No entanto, agora em 2024 o adeus ao temido imposto cai como presente a alguns motoristas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, o dinheiro arrecadado pelo IPVA é direcionado à segurança pública, educação, saúde, entre outros serviços da cidade em que o veículo é registrado. Quem determina em que área o valor será destinado são os próprios governantes que levam em consideração as necessidades de sua região, a cada ano.
Mas mesmo sendo tão necessário, esse tipo de imposto ainda é bem temido para a maioria dos motoristas, pois é uma dívida que pode pesar no orçamento anual de grande parte dos brasileiros. No entanto, o que muita gente não sabe, é que existe a possibilidade de dar fim a esse temido imposto. Dessa forma, o fim do tributo está confirmado hoje mesmo, nesta segunda-feira (19) de agosto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fim do IPVA
Graças a uma nova lei em vigor, ficou estabelecido (em alguns estados) que esses carros podem conseguir a isenção do IPVA conforme data de fabricação entre outros critérios. Apesar da isenção mudar as regras de estado para estado, alguns grupos normalmente são padrões e já têm direito a isenção, conforme a Lei 8.989 de 1995.
Sendo assim, em caso de dúvidas, basta entrar em contato com o Detran ou Secretaria da Fazenda do seu estado. A isenção do tributo é concedida para os veículos de acordo com o seu tempo de fabricação. Em automóveis com pelo menos 15 anos de fabricação a isenção é válida nos seguintes estados brasileiros:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Sergipe;
- Distrito Federal;
- Rondônia;
- Amazonas;
- Rio de Janeiro;
- Bahia, Piauí;
- Ceará;
- Paraíba;
- Espírito Santo;
- Pará;
- Maranhão;
- Goiás;
Já no estado do Mato Grosso, o IPVA deixa de ser cobrado apenas aos veículos com 18 anos ou mais de fabricação. Outras unidades federativas do país concedem a isenção apenas aos carros com 20 anos ou mais de fabricação, e são eles:
- São Paulo;
- Acre;
- Rio Grande do Sul;
- Paraná;
- Mato Grosso do Sul;
Já nos estados de Santa Catarina e Tocantins, é preciso que o automóvel tenha mais de 30 anos de fabricação para ficar isento. Em Alagoas foi determinado que os carros fabricados antes de 31 de dezembro de 2002 não devem receber a cobrança do imposto. Pernambuco, por sua vez, ainda não concede nenhum tipo de isenção pelo tempo de fabricação.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Moradia GRATUITA: Nova lei de Lula em vigor crava o fim do aluguel a milhares de brasileiros em 2025
● Presentão de Natal: Lista de aposentados tem direito a receber mais que R$ 1412
● Até dia 20/01: Isenção do IPTU é liberada em 2025 para salvar lista de aposentados e pensionistas do INSS
Para finalizar, em Minas Gerais, existe uma regra específica e um tanto curiosa. Para se obter a isenção do IPVA é necessário que os veículos que possuam valor histórico, mediante comprovação, também aquele que foram adquiridos a partir de leilões feitos pelo poder público, e aqueles que contam com placa preta de coleção.
IDOSOS SÃO ISENTOS DO IPVA?
A isenção do IPVA pode ocorrer pela dada de fabricação dos veículos conforme citamos acima. Condutores PCD também podem solicitar a mesma. O fato é que a isenção de idosos não é prevista por Lei de acordo com informações do portal UOL.
Porém, é comum que pessoas com a idade mais avançada, acima dos 60 anos, apresentem doenças ou condições físicas restritivas. Assim, os condutores com doenças determinadas pelo Ministério da Saúde podem solicitar a isenção do IPVA através de laudos médicos que comprovem a sua situação de saúde.
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.