O IPVA é uma das contas que mais pesam o bolso dos brasileiros e agora em 2024 foi confirmado o fim desse imposto. Esse grande presente está batendo na porta dos motoristas hoje mesmo
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é a taxa cobrada para cada veículo que está em circulação no país e costuma deixar os motoristas com uma tremenda dor de cabeça, sendo um dos que mais pesa o bolso dos brasileiros. No entanto, agora em 2024 o adeus ao temido imposto cai como presente a alguns motoristas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, o dinheiro arrecadado pelo IPVA é direcionado à segurança pública, educação, saúde, entre outros serviços da cidade em que o veículo é registrado. Quem determina em que área o valor será destinado são os próprios governantes que levam em consideração as necessidades de sua região, a cada ano.
Mas mesmo sendo tão necessário, esse tipo de imposto ainda é bem temido para a maioria dos motoristas, pois é uma dívida que pode pesar no orçamento anual de grande parte dos brasileiros. No entanto, o que muita gente não sabe, é que existe a possibilidade de dar fim a esse temido imposto. Dessa forma, o fim do tributo está confirmado hoje mesmo, nesta segunda-feira (19) de agosto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fim do IPVA
Graças a uma nova lei em vigor, ficou estabelecido (em alguns estados) que esses carros podem conseguir a isenção do IPVA conforme data de fabricação entre outros critérios. Apesar da isenção mudar as regras de estado para estado, alguns grupos normalmente são padrões e já têm direito a isenção, conforme a Lei 8.989 de 1995.
Sendo assim, em caso de dúvidas, basta entrar em contato com o Detran ou Secretaria da Fazenda do seu estado. A isenção do tributo é concedida para os veículos de acordo com o seu tempo de fabricação. Em automóveis com pelo menos 15 anos de fabricação a isenção é válida nos seguintes estados brasileiros:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Sergipe;
- Distrito Federal;
- Rondônia;
- Amazonas;
- Rio de Janeiro;
- Bahia, Piauí;
- Ceará;
- Paraíba;
- Espírito Santo;
- Pará;
- Maranhão;
- Goiás;
Já no estado do Mato Grosso, o IPVA deixa de ser cobrado apenas aos veículos com 18 anos ou mais de fabricação. Outras unidades federativas do país concedem a isenção apenas aos carros com 20 anos ou mais de fabricação, e são eles:
- São Paulo;
- Acre;
- Rio Grande do Sul;
- Paraná;
- Mato Grosso do Sul;
Já nos estados de Santa Catarina e Tocantins, é preciso que o automóvel tenha mais de 30 anos de fabricação para ficar isento. Em Alagoas foi determinado que os carros fabricados antes de 31 de dezembro de 2002 não devem receber a cobrança do imposto. Pernambuco, por sua vez, ainda não concede nenhum tipo de isenção pelo tempo de fabricação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para finalizar, em Minas Gerais, existe uma regra específica e um tanto curiosa. Para se obter a isenção do IPVA é necessário que os veículos que possuam valor histórico, mediante comprovação, também aquele que foram adquiridos a partir de leilões feitos pelo poder público, e aqueles que contam com placa preta de coleção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
IDOSOS SÃO ISENTOS DO IPVA?
A isenção do IPVA pode ocorrer pela dada de fabricação dos veículos conforme citamos acima. Condutores PCD também podem solicitar a mesma. O fato é que a isenção de idosos não é prevista por Lei de acordo com informações do portal UOL.
Porém, é comum que pessoas com a idade mais avançada, acima dos 60 anos, apresentem doenças ou condições físicas restritivas. Assim, os condutores com doenças determinadas pelo Ministério da Saúde podem solicitar a isenção do IPVA através de laudos médicos que comprovem a sua situação de saúde.