Colocar o CPF na nota fiscal pode trazer inúmeros benefícios aos consumidores, inclusive descontos no IPVA e IPTU
Com certeza, enquanto você fazia as suas compras, você já ouviu a famosa pergunta no caixa: “Quer colocar o CPF na nota?“. Bom, muito se fala sobre o assunto e as vantagens que isso pode trazer aos consumidores, porém, muitos ainda têm dúvidas. Neste sentido, hoje vamos falar sobre a verdade por trás do documento em notas fiscais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois bem, segundo o portal ‘enotas’, toda vez que você faz uma compra, você tem a opção de colocar seu Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na sua nota fiscal e assim ajudar os órgãos responsáveis a controlar a tributação fiscal do comércio, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e evitar a sonegação.
Vale destacar que, o principal motivo por trás da colocação do CPF na nota fiscal (NF-e)está relacionado à sonegação fiscal. Assim, esse crime consiste na ocultação ou omissão de valores financeiros quando você declara os seus ganhos para pagar menos impostos à Receita Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, vale dizer que, não é só os Governos estaduais que ‘ganham’ com a prática, mas o consumidor também. Isso porque, existe uma série de benefícios disponíveis para quem contribui com a ação e sempre pede para colocar o CPF na nota fiscal. No entanto, é importante dizer que pode variar a cada estado.
Os Governos querem que as pessoas coloquem CPF na nota para controlar os impostos e para isso oferece vantagens. Segundo o ‘PronaTec’, colocar o CPF na nota fiscal pode levar você a ter descontos até mesmo em tributos governamentais. Como no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e também do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em certos casos, o consumidor pode receber até mesmo prêmios em sorteios. Mas, como dito anteriormente, a iniciativa é estadual, então, não necessariamente vai ter essas opções de descontos no seu estado.
Quais estados oferecem vantagens com o CPF na nota fiscal?
Por exemplo, o estado de São Paulo é um que incentiva consumidores a colocar CPF na nota fiscal e oferece benefício pela ação. Por lá, os moradores podem ter descontos no IPVA e ganhar prêmios. Já no estado do Rio de Janeiro, é possível receber descontos no IPTU. No Paraná, tem a possibilidade de resgatar os prêmios por recarga de celular.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No Amazonas, é possível concorrer prêmios em sorteios mensais. Contudo, você pode participar só com NFes acima de R$ 50 acumulados. Já na Bahia, ocorrem sorteios mensais, podendo o prêmio chegar a R$ 1.000.000. Entre outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma boa forma de saber se o seu estado oferece vantagens com o CPF na nota, é acessando o site oficial da Secretaria da Fazenda do seu estado. Lá terá todas essas informações, inclusive as regras de participação em sorteios, etc.