Uma excelente notícia foi divulgada
Motoristas estão eufóricos com essa novidade. Afinal, o fim do imposto mais temido dos condutores, que é o IPVA e também o adeus da CNH em alguns casos, caiu como uma vitória em 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Através de dois passos simples é possível dar adeus ao IPVA e economizar bastante. Primeiro é importante destacar que a isenção do imposto precisa ser solicitada na Secretaria da Fazenda e está disponível em todos os estados.
SAIBA MAIS! Isenção do IPVA em 2024: Adeus ao imposto chega à lista de CPFs em apenas 2 passos simples
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O segundo passo é verificar se você se enquadra em algum dos casos: é taxistas ou profissional de mototáxi; empresas de ônibus de transporte urbano e metropolitano; motoristas de vans escolares; proprietários de máquinas agrícolas.
Por fim, a isenção do IPVA é concedida também a veículos com um considerável tempo de fabricação. Por exemplo, no Amapá e em Roraima, carros com mais de 10 anos de fabricação estão isentos do pagamento do imposto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em contrapartida, em São Paulo, o benefício é estendido a veículos com mais de 20 anos de fabricação de acordo com informações do portal UOL.
ADEUS DA CNH?
A última atualização no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), implementada em julho de 2023, trouxe mudanças significativas com a nova lei, especialmente para motociclistas, de acordo com informações do portal Auto Esporte.
As motos elétricas, por exemplo, agora estão sujeitas à obrigatoriedade de CNH e placa. Mas, e as bicicletas elétricas? A boa notícia é que elas não entram nessa nova regulamentação que exige habilitação, mas há algumas regras a serem seguidas pelos ciclistas.
Se você utiliza uma bicicleta com motor elétrico auxiliar, com potência limitada a 1000W e velocidade máxima de 32 km/h, pode respirar aliviado, pois não é necessário obter registro, licenciamento ou carteira de habilitação.
No entanto, é preciso cumprir algumas exigências, como ter um indicador e/ou dispositivo limitador eletrônico de velocidade, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral, espelho retrovisor do lado esquerdo e garantir que os pneus estejam em boas condições.
Além disso, há requisitos como uso de luz baixa durante o dia e a obrigação do capacete moto-ciclístico com viseira ou óculos de proteção.