IPVA de algumas motos poderá ser zerado
Quem tem moto ou carro, sabe que precisa pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Assim, todos os anos, os motoristas pagam uma taxa para o Detran.
Mas, sabia que depois de um certo tempo, seu veículo não paga mais essa taxa? Hoje vamos falar sobre essa resolução promulgada pelo governo que poucos sabem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme exposto no site Vrum, o governo publicou no Diário Oficial da União dia 11 de julho, a proposta de redução da alíquota de motos que estão equipadas com motores de até 170 cilindradas para 0% e ficou de entrar “em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos a partir de 1º de janeiro do exercício financeiro subsequente”.
Mas, a resolução não é impositiva. O que quer dizer que os estados e o Distrito Federal podem escolher se vão acatar a decisão ou não. Sendo assim, é necessário ainda esperar para saber como cada estado vai reagir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É válido esclarecer que o IPVA é um imposto estadual. Do valor total, 50% fica com o estado e 50% com o município onde o veículo está registrado. Então, medidas como essa do governo, fica a critério de cada região.
QUAIS MOTOS NÃO PAGARÃO O IMPOSTO ENTÃO?
De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (ABRACICLO), uma boa variedade de motos não pagarão o IPVA no ano que vem. Dessa forma, aquelas que possuem até 170 cilindradas. Um bom exemplo disso é a Honda CG 160. O modelo possui quatro versões diferentes e custa a partir de R$ 12.280. Esta moto traz um motor de 162,7 cm³.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Honda Biz, que possui as versões 110i e 125, é outra moto que não pagará IPVA em 2023. Outro modelo também é a Yamaha YBR 150, que está equipada com um motor 149 cilindradas.