Saiba tudo sobre 2 vitórias que chegam a idosos 60+, com fim do IPVA e nova lei para garantir estacionamento de graça
Os idosos 60+ podem fazer a festa em 2024, pois estão com 2 vitórias garantidas em lei, com a chance de se livrar de vez do IPVA e poder contar com o estacionamento de graça nos shoppings, dois grandes benefícios que prometem mudar de vez a vida da população brasileira na terceira idade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações são do site “autoesporte.com”, o qual informou no dia 03 de outubro de 2023, que os idosos donos de veículos antigos podem se ver livres de vez do pagamento do IPVA de automóveis que saíram de fábrica há alguns anos, ou seja, estão isentos de pagar o valor do imposto.
Vale lembrar que a idade dos veículos isentos do valor varia de acordo com cada estado, com diferentes prazos, com a isenção do IPVA para carros com mais de 15 anos valendo no Distrito Federal, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, dentre outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro grande benefício que está para chegar aos 60+ é o estacionamento de graça, com a disponibilização de vagas gratuitas por até 1 hora para pessoas de baixa renda que sejam idosas ou com deficiência (PCD), em estabelecimentos populares, como shoppings.
O Projeto de Lei (PL) 762/2023, apresentado pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO) ainda aguarda designação de relator na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), e, caso seja aprovado, será uma grande vitória aos idosos e aposentados, que não precisarão mais pagar pelo serviço nesses locais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o senador se manifestou sobre a medida, que promete ajudar uma grande parte da população carente e necessitada, afirmando:
“Longe de impor um ônus injusto aos estabelecimentos comerciais privados, o oferecimento de estacionamento gratuito apenas começa a compartilhar um pouco o custo da inclusão”, disse o senador Jorge Kajuru.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a proposta, para conseguir ter acesso ao benefício, é preciso que o idoso ou PCD tenha renda familiar de até 1 salário mínimo, o equivalente a R$ 1.320, e além das limitações de tempo e de renda, a gratuidade só será obrigatória para 10% das vagas, sendo separadas a parte para esse público.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quantos aposentados existem no Brasil?
Segundo dados do Ministério da Previdência Social, existem cerca de 39 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), atualmente no Brasil.