Alguns motoristas estão isentos de pagar o IPVA em 2024
Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que as leis são importantes para viver em harmonia na sociedade. No Brasil, por exemplo, existem inúmeras regras que regulam os vários sistemas, entre elas, algumas ligadas ao trânsito. Nessa matéria, falaremos de uma lei do IPVA.
Para quem não sabe, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é obrigatório para quem é dono de veículo. Trata-se de uma forma de arrecadação de dinheiro para o governo da região onde o carro está registrado. O pagamento costuma causar apreensão nos motoristas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Normalmente, a taxa é cobrada durante os primeiros meses do ano e os valores costumam variar de veículo para veículo. Entretanto, alguns motoristas tem a chance de respirar aliviados. Isso porque alguns veículos não precisam pagar o imposto e daremos todos os detalhes nessa matéria.
Se você mora nos estados do Amazonas, Bahia, Piauí, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Rondônia, Espírito Santo, Ceará, Sergipe e Rio de Janeiro, e possui um veículo com mais de 15 anos de fabricação, pode comemorar, pois não será necessário desembolsar dinheiro para o IPVA.
O mesmo princípio se aplica ao Distrito Federal. Por sua vez, no Mato Grosso a regra sobe para automóveis fabricados há mais de 18 anos. Em Alagoas ficam isentos os carros fabricados até o dia (31) de dezembro de 2002. Essa quantidade de anos costuma subir em outros estados do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, só quando o veículo completa 20 anos de fabricação. Amapá, Roraima, e Rio Grande do Norte cobram o IPVA de modelos com até 10 anos de fabricação. Santa Catarina e Tocantins, o imposto é válido por 30 anos ou mais.
Quantos dias a multa demora para entrar no sistema do Detran?
A infração pode levar até 30 dias para constar no sistema do Detran. Não há um prazo específico definido por lei para que isso ocorra.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE