A excelente notícia sobre o IPVA que tem deixado milhares de motoristas com motivos para comemorar
Para os motoristas, a quitação do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) pode causar apreensão. Os valores a serem pagos variam conforme o tipo de automóvel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Normalmente, a taxa é considerada durante os primeiros meses do ano, no entanto, na próxima cobrança, alguns carros estarão livres dessa responsabilidade. A realidade predominante é que, quanto menores foram as despesas ao longo do ano, mais contentes os cidadãos brasileiros se sentirão.
Assim, a abolição de um tributo que impacta financeiramente todos os anos, sem dúvida, traria um enorme alívio para todos aqueles que possuem um automóvel ou motocicleta salvos. Em um rol divulgado pelo governo estadual, já é possível identificar os proprietários que estão dispensados do tributo em 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais veículos não pagam mais o IPVA 2023?
Se você mora nos estados do Amazonas, Bahia, Piauí, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Rondônia, Espírito Santo, Ceará, Sergipe e Rio de Janeiro, e possui um veículo com mais de 15 anos de fabricação, pode comemorar, pois não será necessário desembolsar dinheiro para o IPVA. O mesmo princípio se aplica ao Distrito Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por sua vez, no Mato Grosso a regra sobe para automóveis fabricados há mais de 18 anos. Em Alagoas ficam isentos os carros fabricados até o dia (31) de dezembro de 2002.
No Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, o tempo de contribuição do imposto só chega ao fim quando o veículo completa nada menos que 20 anos de fabricação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Amapá, Roraima, e Rio Grande do Norte cobram o IPVA de modelos com até 10 anos de fabricação, enquanto Santa Catarina e Tocantins, o imposto é válido por 30 anos ou mais de produção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que pessoas com deficiência têm direito a isenção do imposto, todavia, as regras sobre quem pode solicitar o abono varia de estado para estado.