Excelente notícia chegando para milhares de motoristas que não precisam mais se preocupar com o pagamento do imposto e podem respirar aliviados
O IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é obrigatório para quem é dono de um veículo. Vale dizer que, o mesmo deve ser pago anualmente e, normalmente, é cobrado nos primeiros meses do ano e chega como um grande pesadelo para milhares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A grande realidade é que, para quem é motorista, o pagamento do imposto pode ser uma grande dor de cabeça. Aqueles que não sabem, os valores variam para cada tipo de carro, podendo ser mais barato, caso o seu carro seja mais simples ou mais antigo, e podendo ser muito caro também, se o automóvel for novo e nenhum pouco popular.
Mas, mesmo sendo uma pedra no sapato de muitos, o que muita gente não imagina é que nem todos os automóveis precisam pagar a cobrança anual. Ou seja, você pode ficar livre da alíquota anual e provavelmente nem fazia ideia disso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que, na próxima cobrança, boa parte dos automóveis estarão totalmente isentos de ter que pagar o IPVA. Vale dizer que, em uma lista divulgada pelos governos estaduais, já é possível ver aqueles que estão livres do imposto. Dessa forma, se você ficou curioso e deseja saber mais detalhes, confira a seguir quem possui direito a isenção.
ISENÇÃO
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caso você seja do Amazonas, Bahia, Piauí, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Rondônia, Espírito Santo, Ceará, Sergipe, Rio de Janeiro e Distrito Federal, e possui um veículo que já está com mais de 15 anos de fabricação, pode respirar aliviado, pois não precisará gastar dinheiro com o IPVA.
Por sua vez, para aqueles que residem no estado do Mato Grosso, o imposto veicular deixa de ser cobrado somente aos veículos com 18 anos ou mais de fabricação. Há ainda unidades federativas do Brasil que concedem a isenção somente aos veículos com 20 ou mais anos de fabricação, como o São Paulo, Acre, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Diarreia, vômitos constantes e risco fatal: Decreto da ANVISA contra tempero n°1 das donas de casa
● Suspensão: Uber emite comunicado com alerta sobre corridas com 4 passageiros e você precisa saber hoje (22/11)
● Saída antecipada de Hamilton, Alonso indo pra Mercedes e desfecho de Verstappen: 3 viradas da Fórmula 1
Há ainda outras regras que precisam ser frisadas. Acontece que em alguns estados, pessoas com deficiência podem ter a isenção do IPVA garantida. Além disso, quando o veículo está sendo usado como meio de trabalho, o estado pode garantir o benefício da isenção. Dessa forma, se encaixam nesses casos os taxistas, motoristas de vans escolares, entre outros grupos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que acontece quando o IPVA está atrasado?
As regras podem mudar em cada uma das unidades federativas brasileiras, mas, no geral, a primeira consequência de não pagar o imposto na data estipulada é uma pequena multa, adicionada a cada dia de atraso, até o limite de 20%, e juros mensais equivalentes à taxa Selic ou 1%, o que for maior.