Carros que estão isentos de pagar o imposto
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é obrigatório para quem é dono de veículo. Ele deve ser pago anualmente e, normalmente, é cobrado nos primeiros meses do ano. Pagar essa conta costuma ser uma grande preocupação na vida de milhões de brasileiros, mas temos uma excelente notícia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A novidade trata-se de uma lei que caiu como um verdadeiro presente. Acontece que ela pode representar uma economia para o bolso, uma vez que muitas dessas pessoas não precisarão pagar mais o IPVA. Entretanto, essa boa notícia não envolve todos os automóveis e você precisa ficar atento se o seu carro está incluso na lista.
Alguns automóveis estão isentos da cobrança da alíquota. Para quem não sabe, veículos que saíram de fábrica há alguns anos são dispensados da quitação desse débito. Entretanto, é preciso ficar atento, pois segundo informações do portal Auto Esporte, o tempo costuma variar de estado para estado. Vamos especificar nessa matéria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais carros estão isentos do IPVA em 2024?
Se você mora nos estados do Amazonas, Bahia, Piauí, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Rondônia, Espírito Santo, Ceará, Sergipe e Rio de Janeiro, e possui um veículo com mais de 15 anos de fabricação, pode comemorar, pois não será necessário desembolsar dinheiro para o IPVA. O mesmo princípio se aplica ao Distrito Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já no Mato Grosso a regra sobe para automóveis fabricados há mais de 18 anos. Em Alagoas ficam isentos os carros fabricados até o dia (31) de dezembro de 2002. No Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, o tempo de contribuição do imposto só chega ao fim quando o veículo completa 20 anos de fabricação.
Amapá, Roraima, e Rio Grande do Norte cobram o IPVA de modelos com até 10 anos de fabricação, enquanto Santa Catarina e Tocantins, o imposto é válido por 30 anos ou mais de produção. Diante disso, se você quer economizar e ter a isenção total dessa dívida, é preciso ficar atento as regras de seu estado e saber como a lei funciona.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE