EM BOA HORA!

Fim do IPVA: Nova lei de trânsito garante adeus ao pagamento a mais de 4,2M motoristas

IPVA é eliminado do orçamento de lista de motoristas para 2025 (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/Canva/Pinterest/Internet)

IPVA é eliminado do orçamento de lista de motoristas para 2025 (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/Canva/Pinterest/Internet)

Governo de estado brasileiro anuncia nova regulamentação do IPVA com isenção ampliada que deve atender cerca de 4,2 motoristas

A partir do próximo ano de 2025, uma nova regulamentação para o IPVA traz mudanças significativas para os motoristas de estado brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se do governo de Sergipe, que instituiu uma regra prevendo a isenção parcial do imposto, que deve beneficiar um número maior de contribuintes:

Atualmente, a isenção parcial do IPVA é concedida para veículos com valor de até R$ 70 mil. No entanto, com a nova lei, o limite será elevado para R$ 120 mil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, mais pessoas tendem a conseguir o desconto sobre o valor do imposto.

Inclusão de mais beneficiários

De acordo com o portal News Motors, a nova regulamentação, que entrará em vigor a partir do dia 1 de janeiro de 2025, promete beneficiar mais de 4,2 mil contribuintes, principalmente aqueles pertencentes a grupos específicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Terão direito à isenção do IPVA pessoas com deficiência física, visual, intelectual severa, além de indivíduos com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista.

Para garantir o benefício, os motoristas deverão:

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O processo serve para assegurar que os beneficiários atendam aos critérios estabelecidos pela nova regulamentação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isenção para motocicletas de baixa cilindrada

Outra novidade trazida pela nova lei é a extinção de débitos de IPVA para veículos de até 50 cilindradas.

A iniciativa é destinada aos motoristas que possuem motocicletas de baixa cilindrada, oferecendo um alívio significativo ao bolso desse grupo.

Afinal de contas, em sua maioria, esse tipo de motorista enfrenta dificuldades maiores para arcar com suas obrigações tributárias.

Além disso, muitos fazem uso desse tipo de veículo para trabalhar, como entregadores de plataformas de delivery (Ifood, Rappi e +)

Qual impacto o IPVA traz na arrecadação estadual?

Conforme até dissemos em matérias anteriores, o IPVA é um tributo fundamental para o financiamento de serviços públicos essenciais em áreas como saúde, segurança, educação e transporte.

O governo calcula a arrecadação do IPVA com base no valor venal do veículo, aplicando alíquotas que variam de 1% a 2,4%.

Porém, mesmo com a ampliação das isenções, a expectativa é de que as mudanças não impactem significativamente a arrecadação estadual.

O novo modelo equilibra a inclusão social com as necessidades financeiras do estado, garantindo que os serviços públicos essenciais permaneçam ativos.

Conclusões finais:

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile