Acabou
FIM DO IPVA: Nova Lei tem SUSPENSÃO de PAGAMENTO e motoristas estão soltando fogos hoje com decisão
03/10/2023 às 17h22
Hoje é o dia em que os motoristas passam a soltar fogos por conta de lei que suspende o pagamento do IPVA
O IPVA é um imposto que quando uma pessoa compra um veículo, já entende que por Lei é obrigatório arcar com esse valor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Imposto sobre a propriedade de veículos automotores tem como objetivo o estado arrecadar uma certa quantidade do valor do veículo anualmente e reverter para investimentos do estado.
Como o imposto preocupa milhares de pessoas anualmente e tem muitas até que acabam atrasando essa conta e por isso não conseguem mais andar regularmente com seu veículo nas ruas do Brasil, uma nova lei está tramitando para conseguir suspender o imposto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO FUNCIONÁ?
De acordo com informações do portal ‘Notícias Concursos’, um novo projeto de lei foi aprovado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados que prevê a suspensão do registro do veículo, o que, por sua vez, suspenderia o pagamento do IPVA.
Segundo Mauricio Marcon, Deputado Federal: “Este projeto de lei oferece aos donos de veículos a possibilidade de informar ao Estado que não pretendem circular com os veículos, o que afastará as taxas e as obrigações, mantido o direito à propriedade”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caso a nova lei seja aprovada, os proprietários de veículos poderão solicitar a suspensão do registro do veículo junto ao Detran.
Uma vez que o registro seja suspenso, o veículo não poderá ser licenciado nem trafegar nas ruas, mas ainda assim poderá ser transferido.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Alerta HOJE (19): Banco Central anuncia o que ocorrerá com quem tem R$ 5 mil na poupança da Caixa, Santander e +
● Atropelada pela Netflix e jogada no limbo: Falência de 2 grandes empresas tira chão de consumidores
● 7 carros por menos de R$ 40 mil, incluindo Volks e Chevrolet na lista, pra comprar no precinho em novembro
Resumidamente falando, se o veículo não trafega nas ruas, ele não colabora com desgastes e gastos do estado, por isso não tem a necessidade de contribuir com os impostos.
O projeto de lei estabelece que se um veículo com registro suspenso for flagrado em circulação, o proprietário será sujeito a multas severas(infração gravíssima) e o veículo será recolhido. O registro só poderá ser reativado após a regularização do veículo, que inclui uma vistoria pelo órgão de trânsito.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]