Projeto de Lei estabelece isenção do imposto se os brasileiros comprarem modelo de carro específico; Confira
A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) deu o aval ao Projeto de Lei nº 308/2023, que visa criar incentivos fiscais para os donos de veículos elétricos no estado, sobretudo sobre o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse projeto tem como objetivo de reduzir a emissão de poluentes no estado. O projeto é de autoria dos deputados Donato (PT) e Ricardo França (Podemos).
Como Funciona
O Projeto de Lei aprovado pela Alesp estabelece a isenção do IPVA por meio da utilização de créditos relacionados à quota-parte estadual desse imposto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso significa que o estado abriria mão de sua parcela de 50% na cobrança do IPVA, enquanto a outra metade continua a pertencer ao município onde o veículo está registrado.
+Fuja do ônibus e trabalhe do conforto da sua casa: Setembro chega com mais de 800 vagas home office
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Decisão do Banco Central confirma o que acontecerá com quem tem R$1000 na poupança Bradesco hoje (23)
● Isenção colossal e +1 benefício: Nova lei do IPVA chega com mudança histórica a lista de CPFs em 2025
● Até R$2900 na conta: Saque do FGTS é liberado no início de 2025 para salvar CLTs em apenas 5 passos online
É importante destacar que parte do valor arrecadado com o IPVA, especificamente 20%, é destinada ao Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, a proposta prevê que o crédito criado pelo Projeto de Lei 308/2023 abateria a quota do IPVA destinada ao Fundeb.
De acordo com a proposta, esses créditos seriam válidos pelos primeiros 5 anos da tributação sobre o veículo. Além disso, os valores do benefício poderiam ser utilizados de diversas formas, como um crédito na conta bancária do proprietário ou como compensação em outros impostos estaduais, por exemplo.
O autor do projeto ressalta a importância de incentivar a produção e uso de veículos de emissão zero, uma vez que esses veículos são ecologicamente amigáveis e sustentáveis.
Com a aprovação na Alesp, o projeto agora segue para a sanção do governador Tarcísio de Freitas, e a expectativa é que seja aprovado pelo Executivo sem grandes obstáculos.
Quanto é o IPVA em São Paulo?
As alíquotas do imposto em São Paulo são: 4% para carros de passeio e 2% para motocicletas, caminhonetes, micro-ônibus e ônibus, enquanto caminhões e veículos de locadoras mantêm suas taxas de 1,5% e 1%, respectivamente.