Se surpreenda com o fim do IPVA para motos da Honda e Yamaha e como garantir a isenção do imposto em apenas 8 passos online
E as novas mudanças do Governo Federal ainda estão dando muito o que falar, sendo agora o assunto da vez, o fim do IPVA para motos da Honda e Yamaha e como garantir a isenção do imposto em apenas 8 passos online.
Para quem não sabe, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA, é um imposto brasileiro que incide sobre a propriedade de veículos e se tratar de uma cobrança estadual, ou seja, somente os Estados e o Distrito Federal têm competência para instituí-lo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sabendo disso, o portal “motos2024”, divulgou no dia 14 de agosto do ano de 2023, que mesmo o Projeto de Lei que fixou a isenção do IPVA para motos e veículos ciclomotores até 170cc tendo sido aprovado em 2022, devido à legislação que não define a obrigatoriedade, o Detran de cada estado que decide se irá liberar ou não a isenção, e por isso, é bom ficar atendo.
Caso o Detran do seu estado libere a isenção de motos até 170cc, modelos da Honda como a CG 160 (todas as linhas), Pop 110i, Biz 110 e 125, Elite 125, a querida PCX, ADV e a NXR160 Bros, estariam isentas. Já os modelos da Yamaha, como a Neo 125, NMax, Fluo, Fazer 150, Factor 125 e 150, Crosser 150 e até mesmo a esportiva R15, também estariam isentas.
Com isso, basta apenas seguir o passo a passo geral para saber se tem direito à isenção de IPVA e como fazer o pedido de isenção online, em 8 passos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como solicitar a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores?
Passo 1. Identifique a categoria do veículo;
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Passo 2. Acesse o site do Sefaz ou do Detran do seu estado;
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Passo 3. Consulte as regras e as instruções específicas para o seu estado e para a sua categoria de isenção;
Passo 4. Identifique os documentos necessários e inclua-os no pedido, caso seja solicitado;
Passo 5. Preencha os formulários eletrônicos, caso sejam solicitados;
Passo 6. Se não for possível solicitar o abono através do site do órgão responsável, dirija-se até o local físico para realizar o pedido de isenção de IPVA;
Passo 7. Após a solicitação, faça o acompanhamento do processo;
Passo 8. Se a solicitação for indeferida, confira se é possível entrar com recurso e as regras para o procedimento.
Vale dizer que os passos podem variar a depender de estado para estado, pois a cobrança do imposto varia de região para região.