Fim do licenciamento é declarado e milhares de brasileiros estão isentos a esse tipo de imposto
O licenciamento é um dos impostos mais traiçoeiros que existem no Brasil, isso porque ele é mais barato que o IPVA e muitas pessoas esquecem de pagá-lo.
Vale destacar que você só pode licenciar o carro se você estiver em dia com o IPVA do seu veículo, as vezes, as pessoas pagamento o IPVA de forma atrasada e não se lembra de licenciar o veículo, mantendo assim o documento sem a atualização.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Algumas regras de isenção do licenciamento existem no Brasil, mas, é importante destacar quem pode ter esse benefício.
Algumas categorias tem naturalmente a isenção do licenciamento e pode dar fim ao pagamento desse imposto que anualmente incomoda os brasileiros.
QUEM TEM DIREITO A ESSA ISENÇÃO?
Segundo o portal da Gringo, que é uma plataforma de assistência ao motorista, naturalmente quem tem um veículo de mais de 20 anos de fabricação, pode ter a isenção do licenciamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, quem tem um veículo de fabricação de 2003 para baixo pode ter a isenção do veículo, não precisando mais arcar com os custos anuais do licenciamento obrigatório.
Outras categorias de motoristas também tem o direito a isenção do licenciamento, elas são:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Reajuste de 7,34% e adeus R$1507: Record traz 2 viradas com novo valor histórico do salário mínimo para 2025
● Veredito do 13º salário e real sobre o 14º: 2 anúncios do INSS para 2025 chegam voando a aposentados
● Aposentadoria imediata hoje (23): 15 doenças garantem aposentadoria sem fila pelo INSS em apenas 9 passos
- Motoristas que usam o veículo para meio de trabalho (Âmbulância, Taxista, motoristas de van escolar, moto-taxistas), tendo a devida regularização do veículo como órgão de trabalho.
- Pessoas com Deficiência ou algum tipo de limitação também podem exigir a isenção do licenciamento do veículo que elas mesmas dirigem.
É importante destacar que essas normais são de caráter nacional, ou seja, funciona em todo território brasileiro, mas, é válido ver com o órgão responsável em cada estado como funciona a regularização do documento, para você não ser pego de surpresa em alguma blitz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se você não for nenhuma pessoa citada acima, tem que continuar pagando o IPVA e o Licenciamento, emitindo o documento do ano vigente para conseguir transitar com seu veículo nas ruas.