Novo aplicativo de mobilidade urbana, que prometeu desbancar a Uber agora causa a fúria entre usuários
E a chegada de um novo aplicativo, rival da Uber, acabou gerando uma grande expectativa entre usuários visto que ele veio com inúmeras promessas.
Entre elas, foi oferecido uma proposta de corridas no PRECINHO, ou seja, bem mais baratas do que a concorrente, e o extermínio do modo dinâmico.
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Mas, uma reviravolta que acaba de ser exposta hoje (11) mostra que a situação não é bem assim …
Por dentro da situação
Primeiramente, quando falamos em aplicativos de corrida como a Uber se popularizaram no país logo viram uma verdadeira coqueluche entre brasileiros!
Isso porque, de certa forma, eles conseguiram democratizar a mobilidade urbana através de carros particulares, fazendo com que essas mesmas pessoas conseguissem se locomover de forma mais confortável e pagando bem menos do que chamando um táxi.
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inclusive a classe de taxistas se sentiram extremamente lesados com a chegada desses aplicativos. Mas ultimamente há uma crescente onda de reclamações quanto aos valores atuais comparados ao daquela época.
Isso sem falar no modo dinâmico, que encarece muitas vezes até mais que os taxistas, dependendo da distância.
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Pensando nisso, o Governo decidiu criar um aplicativo para tentar solucionar essa questão e, como mencionamos, chegou como uma grande promessa em mobilidade urbana.
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Ainda mais porque ele prometeu acabar com o modo dinâmico, que é um grande pesadelo de usuários, fora a oferta de corridas bem mais baratas do que a concorrente.
Porém tudo indica que esse plano acabou um tanto frustrado, principalmente na cidade de São Paulo e região.
Promessas que ficaram no papel
Estamos falando do Mobizap, que teve o seu lançamento em março deste ano de 2023, pela Prefeitura de São Paulo, com o objetivo de otimizar a experiências dos usuários.
Mas, de acordo com o que foi publicado pelo G1, em 3 meses de funcionamento, o aplicativo para transporte, que tanto prometeu, só acumulou reclamações entre os passageiros e relatos de falta de corridas entre os motoristas.
Essa plataforma que foi criada por meio de licitação e é atualmente gerida pelo Consórcio 3C, desde o dia 22 de março, disponibiliza corridas com partida de dentro da capital paulista, mas que podem ter como destino outros municípios, ou pelo menos era para ser assim …
Foram menos de 20 dias entre o lançamento oficial da plataforma, o cadastramento de usuários e o início de seu funcionamento: a viagem inaugural teve um vereador da capital, ex-motorista de aplicativo, como o primeiro cliente.
Na ocasião a prefeitura e as empresas responsáveis pelo app apostavam em dois fatores diferenciais:
1-A taxa de 10,95%: Geralmente obrada dos motoristas para cada corrida, que é menor do que as descontadas por empresas privadas, como Uber e 99
2- Isenção do modo dinâmico: Geralmente ativado em horários de pico entre as demais plataformas.
Começaram os problemas …
Apesar dos responsáveis terem afirmado receber avaliações positivas “todos os dias”, na prática, a situação se desenha de uma outra forma.
As avaliações feitas por usuários são SEMPRE de problemas, inclusive, essa situação tem despertado a fúria de muitos deles.
Na Apple Store, há relatos de cobrança dupla em corridas, falta de carros e problemas para cadastrar o perfil. Já no Reclame Aqui, um passageiro alega ter sido cobrado por uma corrida que não aconteceu:
“Desde o dia 2 de maio estou em contato com a empresa Mobizap solicitando estorno de uma corrida não realizada e não recebi estorno. Como pode a empresa cobrar um valor de uma corrida, sendo que eu nem entrei no carro?” – Questionou ele
Reclamações expostas pelas redes sociais:
Vale mencionar que recentemente, pelo perfil oficial do aplicativo no Instagram. deu para captar inúmeras reclamações contendo nos comentários das postagens, mesmo as mais recentes.
Em uma delas, um usuário escreveu: “Só gostaria de deixar o relato, que moro na região da Mooca e nunca consegui utilizar, simplesmente não aceitam a corrida. Outro ainda destacou: “Decepcionante”
Um outro usuário ainda aproveitou para mandar um recado sobre a oferta do serviço: “Moro na região central, zona sul e cada vez mais difícil de alguém aceitar. Não adianta oferecer bons preços mas nao ter motoristas pro serviço”
Qual a nota do aplicativo?
Segundo o consórcio responsável pela plataforma, mais de 60,8 mil motoristas e 171,8 mil passageiros já se cadastraram no Mobizap.
De acordo com apurações feitas pelo TV Foco, no mês de julho, através do Google Play a sua nota estava extremamente baixa, em torno de 1,8 de pontuação, e agora ela subiu quase nada, e está em 2.2.
Se não mudar esse cenário é bem possível que essa plataforma caia de vez no esquecimento e deixe de existir de uma vez por todas.