A Chevrolet confirmou a sua saída de 2 países da América do Sul, pegando todos os clientes de surpresa neste ano de 2024
A GM é a dona da Chevrolet e confirmou o adeus da montadora em dois países da América do Sul, já neste ano de 2024. Isso resultou na demissão em massa de todos os funcionários e também o fim da produção do Onix nesses locais.
O mercado de carros está sempre em constante mudança e as empresas precisam tomar grandes decisões para o bem estar do negócio. Porém, nem sempre o desfecho agrada a todos, principalmente os trabalhadores, que dependem desses empregos para colocar comida na mesa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a jornalista Paula Gama, do portal ‘Uol Carros’, a GM anunciou o fechamento de suas fábricas em dois países da América do Sul. No caso da Colômbia e do Equador.
“A General Motors anunciou o fechamento de suas fábricas na Colômbia e no Equador, tornando-se apenas importadora de veículos nesses países”, destacou a jornalista.
A fábrica na Colômbia fabricava o Chevrolet Toy, que é a primeira geração do Onix, desde 2022. Porém, já estava operando com apenas 9% de sua capacidade total e decidiram fechar após registrarem o nível de vendas mais baixos dos últimos 14 anos, causando a demissão de 800 pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já no Equador, a fabricação era da picape Chevrolet D-Max, que terá continuidade somente até agosto. Ela emprega cerca de 700 funcionários e atua com 13% de sua capacidade total. Esta ainda está em funcionamento, mas tem seu fechamento previsto até agosto deste ano.
Decisão não afeta outros mercados
Ainda de acordo com o portal Uol, na América do Sul agora a GM terá somente fábricas no Brasil e na Argentina, mas isso vai permitir melhoras significativas na marca.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em uma nota enviada pela rival da Volks, revelou que os investimentos nas fábricas vão acelerar a sustentabilidade renovável nos próximos anos. Veja parte da nota oficial da GM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A decisão permitirá que a empresa alcance maior competitividade na América do Sul, garantindo sustentabilidade para o futuro. Os investimentos recentemente anunciados pela empresa no Brasil vão acelerar a mobilidade sustentável na região por meio da renovação do portfólio, desenvolvimento de tecnologias inovadoras, evolução das operações e criação de novos negócios”.
Quais as fábricas da GM no Brasil?
A General Motors ainda conta com 5 fábricas no Brasil, sendo uma no Rio Grande do Sul, uma em Santa Catarina e 3 em São Paulo. Assim as cidades são: Gravataí (RS), Joinville (SC), Mogi das Cruzes (SP), São Caetano do Sul (SP) e São José dos Campos (SP).