A Chevrolet confirmou a sua saída de 2 países da América do Sul, pegando todos os clientes de surpresa neste ano de 2024
A GM é a dona da Chevrolet e confirmou o adeus da montadora em dois países da América do Sul, já neste ano de 2024. Isso resultou na demissão em massa de todos os funcionários e também o fim da produção do Onix nesses locais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O mercado de carros está sempre em constante mudança e as empresas precisam tomar grandes decisões para o bem estar do negócio. Porém, nem sempre o desfecho agrada a todos, principalmente os trabalhadores, que dependem desses empregos para colocar comida na mesa.
De acordo com a jornalista Paula Gama, do portal ‘Uol Carros’, a GM anunciou o fechamento de suas fábricas em dois países da América do Sul. No caso da Colômbia e do Equador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A General Motors anunciou o fechamento de suas fábricas na Colômbia e no Equador, tornando-se apenas importadora de veículos nesses países”, destacou a jornalista.
A fábrica na Colômbia fabricava o Chevrolet Toy, que é a primeira geração do Onix, desde 2022. Porém, já estava operando com apenas 9% de sua capacidade total e decidiram fechar após registrarem o nível de vendas mais baixos dos últimos 14 anos, causando a demissão de 800 pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já no Equador, a fabricação era da picape Chevrolet D-Max, que terá continuidade somente até agosto. Ela emprega cerca de 700 funcionários e atua com 13% de sua capacidade total. Esta ainda está em funcionamento, mas tem seu fechamento previsto até agosto deste ano.
Decisão não afeta outros mercados
Ainda de acordo com o portal Uol, na América do Sul agora a GM terá somente fábricas no Brasil e na Argentina, mas isso vai permitir melhoras significativas na marca.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 7 carros por menos de R$ 40 mil, incluindo Volks e Chevrolet na lista, pra comprar no precinho em novembro
● Descanse em paz, Chevrolet: Fim de 3 carros populares de gigante das montadoras faz donos chorarem
● “Sairá de linha”: O anúncio da Chevrolet ao confirmar adeus de carro popular em 2024 após 60 anos em país
Em uma nota enviada pela rival da Volks, revelou que os investimentos nas fábricas vão acelerar a sustentabilidade renovável nos próximos anos. Veja parte da nota oficial da GM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A decisão permitirá que a empresa alcance maior competitividade na América do Sul, garantindo sustentabilidade para o futuro. Os investimentos recentemente anunciados pela empresa no Brasil vão acelerar a mobilidade sustentável na região por meio da renovação do portfólio, desenvolvimento de tecnologias inovadoras, evolução das operações e criação de novos negócios”.
Quais as fábricas da GM no Brasil?
A General Motors ainda conta com 5 fábricas no Brasil, sendo uma no Rio Grande do Sul, uma em Santa Catarina e 3 em São Paulo. Assim as cidades são: Gravataí (RS), Joinville (SC), Mogi das Cruzes (SP), São Caetano do Sul (SP) e São José dos Campos (SP).