Moradores de São Paulo podem garantir isenção no metrô em apenas 4 passos simples. A seguir, veja mais detalhes
O metrô de São Paulo, com uma média diária de 2,9 milhões de passageiros, é o principal meio de transporte público da cidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para muitos é a alternativa para escapar do trânsito, juntamente com as linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que também fazem parte da rede de transporte metropolitano.
Além de ser uma opção mais prática para evitar os congestionamentos, o transporte público é, em muitos casos, mais acessível em comparação com alternativas como aplicativos de transporte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, para algumas pessoas, especialmente as desempregadas, os custos podem pesar no orçamento mensal. Dessa forma, ainda durante o governo de Tarcísio, uma isenção é crucial para os paulistanos.

Isenção no transporte público em São Paulo
Conforme apurado pelo TV FOCO, segundo o governo de São Paulo, muitas pessoas desconhecem, mas existe uma forma de isenção para quem está fora do mercado de trabalho.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se da Credencial para Trabalhadores Desempregados, um benefício que permite a gratuidade no transporte público da cidade.
Embora essa medida não tenha sido criada pelo atual governador, ela segue em vigor durante seu governo. Ela foi instituída pelas empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), como CPTM, EMTU e Metrô.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Credencial para Trabalhadores Desempregados visa garantir viagens gratuitas no sistema de transporte metropolitano para aqueles que estão buscando uma nova colocação no mercado de trabalho.
Esse benefício tem o objetivo de apoiar os cidadãos durante a fase de procura por emprego. Além de aliviar a pressão financeira com a isenção das tarifas de transporte público.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, para poder usufruir desse benefício, é necessário atender a alguns requisitos:
- O cidadão precisa estar desempregado por um período mínimo de 30 dias.
- E no máximo de 180 dias.
- A credencial tem validade de 90 dias, e não pode ser renovada.
- Para solicitar a isenção, o interessado deve se dirigir até o posto de emissão da credencial, localizado na estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM.
Além disso, para garantir o benefício, o solicitante deve apresentar RG, CPF, Carteira de Trabalho, com a baixa no último emprego e documento de rescisão do último contrato de trabalho.
Com esses documentos, o desempregado poderá obter a credencial. E por 90 dias, utilizar o transporte público, como o metrô e CPTM de forma gratuita, sem a preocupação com os custos do trajeto diário.
Esse benefício das empresas de transporte público é uma importante ajuda para quem precisa manter as finanças em dia enquanto busca uma nova oportunidade de trabalho.
Considerações finais
- O metrô e a CPTM são opções de transporte público essenciais em São Paulo, ajudando a evitar o trânsito e a reduzir custos com transporte.
- A Credencial para Trabalhadores Desempregados oferece gratuidade no transporte público por 90 dias para quem está sem emprego.
- Para obter o benefício, é preciso estar desempregado entre 30 e 180 dias e apresentar documentos como RG, CPF e a carteira de trabalho com a baixa do último emprego.
- Essa isenção é uma forma de ajudar financeiramente quem está em busca de um novo emprego.
Quanto custa a passagem no Metrô de São Paulo?
Desde o dia 6 de janeiro, a tarifa do Metrô de SP foi reajustada para R$ 5,20. Esse aumento de R$ 0,20 em relação ao valor anterior visa manter a sustentabilidade do sistema de transporte público da capital.
Por fim, veja esta matéria: “Será obrigatório”: Fim do Riocard nos ônibus e metrôs do RJ traz substituto a cariocas em apenas 2 passo.