O órgão do Governo Federal garantiu 3 viradas excelentes aos beneficiários em 2024
Uma das mais queridas autarquias do Governo Federal, o INSS está sempre trazendo novidades satisfatórias aos brasileiros. Neste ano de 2024, por exemplo, o Instituto Nacional do Seguro Social preparou 3 grandes presentões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
R$ 494 desbloqueados, aumento em abril e fim do pesadelo dos idosos, são algumas das vitórias cravadas pelo órgão que trataremos nessa matéria e tem deixado muita gente com motivos de sobra parar comemorar.
A primeira vitória se dá pelo fato muitos aposentados e pensionistas acabarem vítimas de golpistas para contratação de empréstimo consignado. Dessa forma, uma das medidas para evitar isso se trata do bloqueio do benefício para empréstimo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Acesse o portal Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular).
- Faça o login pelo CPF e a senha da sua conta Gov.br.
- No campo de pesquisa da página inicial do Meu INSS, digite a palavra “Empréstimo”.
- Clique na opção “Bloqueio/Desbloqueio de Benefício Para Empréstimo”.
- Em seguida, leia atentamente as instruções e vá avançando.
- Ao final, confirme a solicitação de bloqueio.
Assim, a solicitação de bloqueio é concretizada. Vale destacar que, para o desbloqueio basta seguir o mesmo procedimento. É importante levar em consideração ainda que, a parcela máxima do consignado é de R$ 494.
Além disso, os beneficiários do INSS também receberão um aumento significativo em abril. Acontece que, graças ao pagamento da primeira parcela do 13º salário, os aposentados receberão nada menos que 50% extra na hora do saque.
O pagamento do 13º deve ocorrer entre os dias (24) de abril e (08) de maio. Por sua vez, em maio, o depósito do benefício acontecerá entre os dias (24) de maio e (07) de junho.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por sua vez, o fim do pesadelo dos idosos se dá pelo simples fato da diminuição nos descontos indevidos no consignado. Acontece que, a Lei n.º 10.820/2003, a chamada “Lei do Empréstimo Consignado”, possui diretrizes de do desconto no pagamento do segurado.
Cabe destacar que, a margem consignável é o valor máximo que se pode comprometer do salário mensal em empréstimos consignados. O teto foi criado para não existir o superendividamento.
Segundo a mesma fonte, o limite para empréstimo consignado é de 45% do benefício consignável, sendo 35% para empréstimos, 5% para cartão consignado e outros 5% para cartão benefício consignado.
Quanto tempo demora para receber o benefício do INSS concedido?
Em tese, segundo o portal ‘PicPay’o pagamento deve ocorrer em 45 dias depois do envio correto dos documentos necessários para a concessão do benefício. De qualquer forma, a data do primeiro pagamento está na carta de concessão INSS para verificação.