O PIX passará por mudanças a partir do dia 1° de janeiro de 2025, tudo visando a facilidade e segurança dos usuários
O PIX está presente desde 2020, mas a maneira como todos conhecem passará por uma mudança, já declarada pelo Banco Central, a partir de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Hoje em dia esse método de pagamento já conta com bastantes facilidades, mas a ideia é facilitar ainda mais o usuário, na hora do pagamento.
De acordo com o portal ‘Jornal da Record’, em julho deste ano, o PIX passará por algumas mudanças significativas, que devem entrar em vigor em janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se de uma simplificação no processo de transações, em integração com o sistema Open Finance, introduzindo o pagamento por aproximação.
Pix é um sucesso total
- O Pix surgiu em 2020, uma criação do Banco Central, que rapidamente caiu nas graças dos brasileiros, pela grande facilidade;
- Para realizar uma transação, hoje em dia, a pessoa precisa abrir o aplicativo do banco e colocar os dados do destinatário, para realizar o pagamento;
- No período de um mês, são realizadas mais de 200 milhões de transferências no Brasil, somente por esse método de pagamento;
- O Banco Central faz diversas evoluções no sistema e visa mais uma, que facilitaria ainda mais as transações.
Pagamento por aproximação
Ainda segundo as informações do Jornal da Record, a principal mudança se dá na tecnologia NFC (Near Field Communication).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, se tornaria possível realizar o Pix através do sistema de aproximação, sem a necessidade de abrir o aplicativo do banco.
Isso porque pelo sistema do Open Finance, tudo estaria integrado em um único espaço, simplificando e muito o processo de pagamento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “R$ 4 mil a receber”: Banco Central emite comunicado crucial hoje (13) com alerta sobre dinheiro esquecido
● Contas esvaziadas: Banco Central emite comunicado urgente hoje (13) exigindo que clientes jamais façam isso
● “A partir do dia 1”: Banco Central faz exigência sobre o PIX e crava proibição que atinge a Caixa, Itaú e +
Traz uma sensação de maior segurança, já que não tem a necessidade de abrir diversos aplicativos e ficar com os dispositivos expostos por muito tempo. A ideia é que tudo funcione a partir de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pix também é alvo de golpes
A segurança ainda é algo que o Banco Central pretende melhorar nestes casos e por isso prevê mudanças significativas em como ocorrem a transferência.
De acordo com o portal ‘CPG’, a partir do dia 1° de novembro o Pix passará por uma grande reformulação.
Visando isso, o BC implementará limites mais exigentes na hora das transações, além de aprimorar a segurança das empresas que o oferece.
Ainda segundo o site, o primeiro passo, para novos dispositivos, é de limitar o valor das transações para aparelhos recém-cadastrados.
Todas as pessoas precisarão aguardar um tempo para que haja um aumento desses limites.
Conclusões finais
O Banco Central está planejando uma nova parceria em que facilitaria ainda mais o momento da transação através do PIX.
Isso porque, a partir de 2025, pode ser que haja o sistema de pagamento por aproximação, sem a necessidade de abrir o aplicativo do banco.
Veja mais mudanças que envolvem o PIX
Há uma idade mínima para utilizar o PIX?
O PIX não estabelece restrições etárias para realizar o pagamento instantâneo, portanto qualquer pessoa que tenha uma conta bancária ou de pagamento, pode utilizá-lo.