NOVIDADE
Fim do RG em 2023: Adeus ao documento mais popular cai como bomba e novo chega com dois pés na porta
04/10/2023 às 18h31
O RG, que é um dos documentos mais importantes dos brasileiros, deixará de valer em 2024; saiba qual será o novo registro
O RG (Registro Geral) foi por décadas o principal documento dos brasileiros, sendo até hoje usado como uma forma de se identificar. O ano de 2024, no entanto, fará esse registro perder a sua importância, criando um novo documento geral.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os brasileiros terão que fazer a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), principalmente após o RG perder a validade no Brasil. A novidade transformará o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como único número de identificação.
Além disso, a CIN terá alguns elementos de segurança, como um QR Code e um código internacional que permitirá a entrada em países do Mercosul de maneira facilitada. Ou seja, permitirá a entrada na Argentina, Uruguai, Paraguai, entre outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de alguns estados já emitirem o documento, a partir de 6 de novembro de 2023, os órgãos expedidores ficarão obrigados a adotar os padrões da nova identidade.
O antigo RG, por sua vez, terá validade até o dia 28 de fevereiro de 2024. Isso significa que não será necessário realizar a troca imediata pela nova identidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ATENÇÃO AOS PRAZOS
De qualquer forma, é importante que todos fiquem atentos aos prazos e às mudanças que a CIN deve provocar nos próximos meses.
Atualmente, estados como Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Piauí, Pernambuco, Paraná, Acre, Goiás, Alagoas, Minas Gerais e Mato Grosso já emitem a CIN. São Paulo e os outros estados ainda não aderiram à novidade.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Suspensão: Nova lei de Lula chega com alerta máximo à poupança e atinge em cheio a Caixa
● Lula ciente: Nova lei do Salário Mínimo crava valor de R$ 1.612,26 para salvar CLTs em 2025
● Tarcísio já está sabendo do feriado PROLONGADO confirmado na sexta (29) a milhares em SP
DESDE QUANDO O RG EXISTE NO BRASIL?
Autor(a):
Paulo Damião
Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]