O RG, que é um dos documentos mais importantes dos brasileiros, deixará de valer em 2024; saiba qual será o novo registro
O RG (Registro Geral) foi por décadas o principal documento dos brasileiros, sendo até hoje usado como uma forma de se identificar. O ano de 2024, no entanto, fará esse registro perder a sua importância, criando um novo documento geral.
Os brasileiros terão que fazer a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), principalmente após o RG perder a validade no Brasil. A novidade transformará o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como único número de identificação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a CIN terá alguns elementos de segurança, como um QR Code e um código internacional que permitirá a entrada em países do Mercosul de maneira facilitada. Ou seja, permitirá a entrada na Argentina, Uruguai, Paraguai, entre outros.
Apesar de alguns estados já emitirem o documento, a partir de 6 de novembro de 2023, os órgãos expedidores ficarão obrigados a adotar os padrões da nova identidade.
O antigo RG, por sua vez, terá validade até o dia 28 de fevereiro de 2024. Isso significa que não será necessário realizar a troca imediata pela nova identidade.
ATENÇÃO AOS PRAZOS
De qualquer forma, é importante que todos fiquem atentos aos prazos e às mudanças que a CIN deve provocar nos próximos meses.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, estados como Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Piauí, Pernambuco, Paraná, Acre, Goiás, Alagoas, Minas Gerais e Mato Grosso já emitem a CIN. São Paulo e os outros estados ainda não aderiram à novidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE