As mudanças nos documentos no Brasil estão acontecendo. Além do fim do RG, a CNH também está passando por alterações
Os documentos no Brasil estão passando por mudanças significativas, com notícias que podem impactar diretamente a vida dos cidadãos.
Entre as reviravoltas, estão o fim do RG, que está deixando milhares de brasileiros em choque.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
REVIRAVOLTAS
O Governo Federal surpreendeu a população brasileira ao anunciar o fim do Registro Geral (RG) em todo o território nacional. No lugar, foi introduzida a Carteira Nacional de Identidade Nacional (CIN), um documento mais abrangente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde 6 de novembro, todos os estados do país estão emitindo a CIN, que reúne em um único lugar informações essenciais dos cidadãos, como dados de saúde, tipo sanguíneo e informações sobre doação de órgãos.
CNH
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou novas regras para veículos. O destaque vai para ciclomotores, bicicletas e equipamentos de mobilidade individual motorizados.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus R$600: 4 passos para não ter o Bolsa Família cancelado e salvar o bolso em 2025
● Fim do pagamento na Smartfit, Bluefit e mais: Lei projetada chega para garantir isenção em academias aos 60+
● Adeus, pagamento do INSS: Comunicado do Serasa traz pesadelo do CPF e 5 alertas máximos aos idosos 60+
A Resolução nº 996/2023 revela obrigações quando o assunto é equipamentos, como campainhas e espelhos, para bicicletas, bicicletas elétricas e ciclomotores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, apenas bicicletas elétricas e tradicionais, patinetes, monociclos e hoverboards estão isentos da exigência de CNH para condução.
Para a grande maioria das motocicletas elétricas, ciclomotores e motonetas, ter documentação é obrigatório, seja a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A.
Mais um ceifado
Em São Paulo, a exigência de comprovante de vacinação contra a Covid-19 para acesso a locais públicos e privados, conhecido como “passaporte sanitário”, passou por uma mudança significativa segundo o Gazeta do Povo.
O governador Tarcísio de Freitas sancionou parcialmente o projeto de lei, revogando o decreto que exigia a comprovação de vacinação de agentes públicos. Agora, somente os profissionais de saúde mantêm a exigência do passaporte vacinal.
O esclarecimento do governador nas redes sociais destacou que todos os processos de responsabilização de servidores públicos relacionados à falta de vacinação serão arquivados. Além disso, foi afirmado que a exigência de imunização contra a Covid-19 nas escolas também foi revogada.
“Falido”: O anúncio URGENTE de Tralli ao confirmar fim de banco no JH e venda à rival
Quanto tempo leva para o RG ficar pronto no Poupatempo?
Segundo o Poupatempo, o processo de emissão do RG no Poupatempo costuma levar, em média, 10 dias úteis para quem opta pelo envio pelos Correios e 15 dias úteis para quem escolhe retirar o documento no posto.