O G1 ressaltou a importância da troca do cartão de identificação que já vem sendo emitido pelos estados
Depois de longos anos, os brasileiros ganharam uma nova identidade. Agora, o atual formato do RG deixa de ser o principal meio de identificação, dando espaço para um substituto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em janeiro, os estados brasileiros passaram a adotar, oficialmente, a Carteira Nacional de Identidade como o novo documento dos cidadãos. Ele passa a valer como padrão no Brasil inteiro.
O Governo Federal revelou que o objetivo é facilitar os cadastros internos, reduzir as fraudes e dar mais segurança aos dados do dono. Por enquanto, a primeira emissão vem sendo gratuita.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o G1, da Globo, para realizar a emissão, é preciso ter certidão de nascimento ou casamento. Por enquanto, a Secretaria de Segurança Pública tem sido a principal responsável pelo atendimento.
De acordo com o Poupatempo de São Paulo, para crianças de até 11, a validade do documento é de 5 anos. De 12 a 59 anos, o prazo é de 10. Já para as pessoas que estão acima dos 60, é indeterminado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além da Segurança Pública de cada estado, as unidades da Polícia Civil também estão auxiliando os cidadãos. Algumas localidades disponibilizam que o início do processo seja feito através da internet.
É obrigatório tirar o novo RG?
O antigo formato ainda segue válido por mais alguns anos. Segundo o Governo Federal, o novo documento será obrigatório somente a partir de 2032, para quem tiver menos de 60 anos de idade. Por enquanto, a substituição vem sendo implantada de forma gradual.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Bancos emitem comunicado às presas: 4 alertas urgentes para todos que têm conta-corrente e poupança
● Saque acima dos R$ 2 mil: Caixa convoca idosos 60+ para receberem EXTRA do INSS e salvar o bolso em novembro
● Alerta hoje (16): Nova lei de trânsito imperdoável tem reclusão de até 5 ANOS e cassação da CNH
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE