Adeus de 2 documentos populares por lei, deixa idosos aflitos no Brasil
Idosos ficam desesperados com adeus de 2 registros muito populares pelos cidadãos brasileiros e com leis em vigor pelo território nacional, incluindo o fim do RG e outro documento extremamente essencial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, segundo informações o portal Certificado Digital, os documentos de identificação estão evoluindo conforme os anos e as versões de papel passaram a ganhar versões eletrônicas e digitais, e consequentemente, caindo em desuso.
Um dos documentos que foi alvo dessa queda com a chegada da tecnologia, foi o CIC, conhecido como carteirinha do CPF. Provavelmente milhões de idosos vão lembrar do Cadastro de Identificação do Contribuinte, que passou a ser emitido no dia 29 de novembro de 1965, seu objetivo era coletar informações das Pessoas Físicas, que eram obrigadas a apresentar a declaração de rendimentos e bens.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, esse Registro das Pessoas Físicas foi transformado no Cadastro de Pessoas Físicas, que hoje conhecemos como CPF. Desde 2015, o CPF passou a ser emitido juntamente com a certidão de nascimento para evitar fraudes e problemas causados por homônimos.
Apesar do Registro Geral (RG) ser usado para tudo no país, a expectativa é que ele encaminhe para o mesmo fim do CIC, com a chegada da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O modelo antigo é válido até 28 de fevereiro de 2032.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O novo documento chega como um substituto do RG, ele será emitido por todos os estados do Brasil, adotando o número do CPF como padrão de identificação, segundo o Money Times.
Dessa forma, o CPF passará a ser utilizado em praticamente todos os documentos, permitindo que, a partir de uma única combinação numérica, entidades governamentais consigam ter acesso à todas as informações de um cidadão, como CNH, título de eleitor, carteira de trabalho, entre outros.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei do capacete tem martelo batido e motociclistas se apavoram com nova medida de multas ainda em 2024
● Carrefour, Assaí e mais gigantes: Nova lei chega com PROIBIÇÃO em supermercados e atinge pais e mães
● FIM da CNH: Nova lei de trânsito crava multa pesada e 12 meses de suspensão por atitude mais simples
Além disso, a CIN não irá contar com a designação de “sexo” ou diferenciação entre o “nome” e “nome social”. A mudança visa tornar a carteira de identidade mais inclusiva para a comunidade LGBTQIA+.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais documentos vão adotar o número do CPF?
- Certidão de nascimento
- Certidão de casamento
- Certidão de óbito
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
- Título de eleitor
- Cartão Nacional de Saúde
- Documento Nacional de Identificação (DNI)
- Número de Identificação do Trabalhador (NIT)
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
- Número do Programa de Integração Social (PIS)
- Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep)
- Certificado militar