Tudo o que você precisa saber sobre o cartão que chega como substituto do RioCard no Rio de Janeiro
Antes de mais nada, é importante falar que o Riocard é um tipo de cartão que atua no setor de transporte e mobilidade. Assim, o RioCard acaba oferecendo soluções de bilhetagem eletrônica para facilitar o pagamento e o gerenciamento de serviços de transporte público.
Dito isso, com direito ao fim do Riocard sendo decretado por Eduardo Paes nos metrôs e ônibus do RJ, o substituto deve ser feito de forma imediata e vocês ficarão sabendo de todos os detalhes nesta sexta-feira, dia 14.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em janeiro deste ano de 2025, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) anunciou o adiamento da adoção do novo bilhete eletrônico Jaé em todos os modais de transporte do município.
Contudo, é muito importante deixar claro que a troca do RioCard pelo Jaé só será obrigatória a partir de 1° de julho deste ano.

Entenda
A troca acabou sendo adiada pelo motivo de que muitas pessoas encontraram dificuldades para fazer o cadastro, além de marcar a retirada do cartão ou validar o benefício de gratuidade para idosos, por exemplo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Eduardo Riedel ciente: Lei em Campo Grande, MS, traz gratuidade nos ônibus a +1 grupo além dos idosos 65+
● Isenção em vigor e Zema ciente em MG: Metrô GRÁTIS é confirmado em BH para 5 listas de CPFs em 2025
● Autorizado por Jerônimo Rodrigues: Nova extensão no metrô de Salvador, BA, chega para salvar baianos
“Eu vou dar um tempo maior e eu sei que as pessoas que estão indo agora porque falta um mês vão deixar de ir. Essas pessoas só vão voltar a ir quando faltar dez dias, daqui a alguns meses”, comentou Paes, em coletiva de imprensa.
“Vai dar confusão. Eu sei. E no dia que começar vai ter o cara falando que não foi avisado. Assim, é isso mesmo. É a vida como ela é. É uma operação complexa mesmo”, analisou o prefeito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda na ocasião, o prefeito também confessou Paes que a mudança do RioCard pelo Jaé é um pedido da sociedade civil e do Ministério Público.
“Quando a gente fala de Jaé e de RioCard, a gente fala aqui de uma coisa que há muitos anos todos cobram que se resolva. Estamos falando da caixa preta dos transportes”, disse o prefeito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“É através da bilhetagem eletrônica que a gente sabe quantos passageiros foram carregados, em que horário, como se pratica a política de subsídio, qual o custo para o município. É a bilhetagem eletrônica. Então o tema que estamos tratando aqui hoje é caixa preta dos transportes”, completou Paes.
Por meio de um comunicado, a Riocard informou que “apoiou o processo de transição para o novo sistema de bilhetagem da Prefeitura, entendendo a importância de manter o atendimento à população da cidade do Rio”.
Como solicitar o cartão Jaé?
- Abra o aplicativo e siga as instruções para criar uma conta.
- Se for estudante, selecione a opção “Estudante” e informe sua matrícula.
- Se for idoso, selecione a opção “Idoso” e siga as instruções.
- Se for pessoa com deficiência ou doença crônica, selecione a opção “PCD/Doente Crônico” e siga as instruções.
- Se for trabalhador, selecione a opção “Trabalhador” e siga as instruções.
- Se for empresa, selecione a opção “Empresa” e siga as instruções.
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.