FIM

Acabou o rodízio e o IPVA: Nova lista de carros comunicada e você já pode comemorar hoje (8)

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Documento do carro e carro (Reprodução - Internet)

Se você tem um desses carros ou pretende ter um desses, pode esquecer o pagamento do IPVA e o fim do rodízio

IPVA E Rodízio, acho que essa são duas das principais preocupações para quem vai investir em um carro hoje em dia no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O IPVA não tem como escapar, é imposto obrigatório para você andar com o seu veículo e ele equivale a uma pequena porcentagem do valor total do carro, ou seja, varia de cada caso.

O Rodízio é municipal, aqui na Cidade de São Paulo, para reduzir o congestionamento, preservar o meio ambiente e ajudar a população, há tempos o rodízio foi implementado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, em determinado dia da semana, o seu carro não pode transitar dentro da cidade de são paulo em dois horários: Das 7h às 10h e das 17h às 20h, ou seja, o horário de pico.

Os dias da semana variam de acordo com o número final da placa do seu veículo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O rodízio é liberado em finais de semana e normalmente em feriados também.

EU NÃO PAGO MAIS O IMPOSTO?

Mas algumas exceções existem e podem fazer você não pagar mais o IPVA, em determinados estados, após um tempo de fabricação, os carros deixam de pagar o IPVA (mas permanecem pagando o licenciamento), segundo o Motor 1, do UOL.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para aqueles que compraram carros fabricados em 2003, essa é a lista dos que não pagarão mais IPVA:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas e o rodízio?

Para a felicidade dos donos, os veículos elétricos e híbridos estão isentos do rodízio, pois possuem menor impacto ambiental. Vale ressaltar que essa isenção foi estabelecida apenas em 2014, por meio da Lei nº 15.997, segundo o Estadão.

A Prefeitura de São Paulo implementou a lei para incentivar a compra de veículos elétricos e híbridos e oficializar sua exclusão do rodízio municipal. Essa legislação abrange todos os tipos de sistemas híbridos, desde os regenerativos até os híbridos recarregáveis em tomada externa e os híbridos leves.

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile