O rodízio é uma limitação que deixa milhares de motoristas irritados justamente por não poderem trafegar em determinado dia por determinadas horas
O rodízio de veículos já é rotina para os motoristas de carro. A medida foi criada na década de 90 para controlar as emissões de poluentes dos carros, que estavam em níveis preocupantes na época.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de ajudar a reduzir congestionamentos, o principal objetivo do rodízio é combater a poluição. No entanto, existem modelos que são isentos dessa restrição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ISENTOS
Para a felicidade dos donos, os veículos elétricos e híbridos estão isentos do rodízio, pois possuem menor impacto ambiental. Vale ressaltar que essa isenção foi estabelecida apenas em 2014, por meio da Lei nº 15.997.
A Prefeitura de São Paulo implementou a lei para incentivar a compra de veículos elétricos e híbridos e oficializar sua exclusão do rodízio municipal. Essa legislação abrange todos os tipos de sistemas híbridos, desde os regenerativos até os híbridos recarregáveis em tomada externa e os híbridos leves.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O rodízio municipal restringe a circulação de veículos no Centro Expandido de São Paulo em dois períodos do dia, de segunda a sexta-feira: das 7h às 10h e das 17h às 20h, no fim da tarde e início da noite, que são considerados horários de pico. As informações são do Estadão.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual é o valor da multa de rodízio em SP?
De acordo com o Cobil, quem descumprir o rodízio é punido com 4 pontos na CNH e uma multa no valor de R$ 130,16.