Tudo sobre o fim do Saque-Aniversário do FGTS armado com substituto a CLTs
O FGTS é um direito dos CLTs que foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, atualmente existem diversas modalidades de pagamentos do FGTS, uma delas, é o famoso Saque-Aniversário. Contudo, o cidadão que escolher tal modalidade abre mão do Saque-Rescisão.
Além disso, só é possível ter acesso a uma das opções de saque por vez. Logo, mesmo que ocorra alguma das situações pontuais em que o saque seja liberado, quem optou pela opção do aniversário não irá conseguir ter acesso ao valor da rescisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Saque aniversário do FGTS
Não há como negar que a principal vantagem do saque-aniversário do FGTS é a maior flexibilidade financeira do trabalhador.
Diante disso, um assunto que vem dando muito o que falar é sobre o possível fim do Saque-Aniversário do FGTS. Assim, nesta sexta-feira, dia 8, vocês saberão tudo sobre a nova lei trabalhista anunciada agora no Governo Lula, trazendo um verdadeiro substituto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fato é que a incerteza sobre o futuro do Saque-Aniversário vem causando preocupação para muitos trabalhadores, principalmente aqueles que fazem empréstimos com FGTS.
Mas, é importante falar que a decisão final será dada pelo Congresso Nacional, após o envio do Projeto de Lei que determine que o Saque-Aniversário vai acabar.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, é importante ficar atento às movimentações do Congresso quando a pauta for encaminhada. Segundo o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, o governo planeja encaminhar ao Congresso Nacional um projeto de lei propondo o fim do Saque-Aniversário do FGTS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Projeto de lei
Em síntese, o projeto de lei informando que o Saque-Aniversário vai acabar ainda não foi liberado pelo Ministério do Trabalho. Mas, acredita-se que todos os trabalhadores que se tornaram optantes da modalidade Saque-Aniversário voltarão para a modalidade padrão: o Saque-Rescisão.
Nesse tipo de saque, o valor integral do Fundo só é ser liberado para o trabalhador que foi demitido sem justa causa, sem ter a possibilidade de mexer no valor até essa ocasião.
Mas, como dito anteriormente, é necessário acompanhar todas as movimentações sobre o fim desta modalidade de saque do FGTS.
De acordo com informações do portal FDR, nove milhões de trabalhadores não conseguiram acessar o valor total de seus fundos durante os quatro anos de vigência dessa modalidade. Essa restrição resultou na impossibilidade de resgatar R$ 5 bilhões.
Para substituir o saque-aniversário, o governo está desenvolvendo um novo formato que promete expandir o acesso ao crédito consignado para trabalhadores do setor privado.
Esse modelo permitirá descontos diretos na folha de pagamento, atendendo a uma demanda crescente por opções de crédito mais acessíveis, conforme destacou o ministro Luiz Marinho.
Modalidades do resgate além do saque-aniversário do FGTS
É importante falar que existem diversas modalidades de saque no FGTS que pode agir como substitutos. Confira algumas:
- Demissão sem justa causa, pelo empregador;
- Término do contrato por prazo determinado;
- Rescisão por falência, falecimento do empregador individual, empregador doméstico ou nulidade do contrato;
- Rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior;
- Aposentadoria;
- Suspensão do Trabalho Avulso;
- Falecimento do trabalhador;
- Quando o titular da conta vinculada tiver idade igual ou superior a 70 anos;
- Quando o trabalhador ou seu dependente for portador do vírus HIV;
- Quando o trabalhador ou seu dependente estiver com câncer;
- Quando o trabalhador ou seu dependente estiver em estágio terminal, em razão de doença grave.
Considerações finais
Por fim, com a eliminação do saque-aniversário do FGTS, o governo pretende redirecionar os recursos do fundo para facilitar o acesso a crédito consignado.
Essa nova abordagem busca oferecer aos trabalhadores condições de empréstimos mais vantajosas, com taxas de juros mais baixas.
Como antecipar meu FGTS?
Se você fez adesão à modalidade Saque Aniversário FGTS, pode antecipar até 7 períodos e utilizar o crédito como quiser. O dinheiro cai na conta na hora, sem burocracia, logo após você realizar a contratação.
Você consegue fazer uma antecipação pelo APP CAIXA, Internet Banking CAIXA ou em qualquer agência da CAIXA.
Clique aqui para ficar sabendo de todas as notícias a respeito do saque FGTS.