Fim do vale-transporte vem à tona por culpa da nova lei aprovada
Nova lei aprovada em 2024 pode impactar o fim do vale-transporte e deixa milhões de passageiros do metrô e ônibus de São Paulo revoltados e apavorados com tal notícia.
Portanto, de acordo com a Folha de S.Paulo, as empresas que dão vale-transporte a seus funcionários terão custo extra de R$15 milhões com o reajuste das tarifas de metrô, trem e ônibus intermunicipais (EMTU) de São Paulo.
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Acontece que no fim do ano passado, o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) concedeu um aumento médio de 13% na tarifa dos modais administrados pelo estado. Desse modo, o transporte sobre trilhos subiu de R$4,40 para R$5, nos ônibus da EMTU a passagem passou de R$7,65 para R$8,20.
Segundo com um levantamento da VR, gigante dos tíquetes de benefícios, o custo mais que dobrou para as cerca de 1.400 empresas que participaram de uma pesquisa. Isso porque a legislação define o valor do vale deve ser calculado considerando 6% do salário-base do trabalhador.
Contudo, nesse momento, as empresas não podem aplicar um desconto maior na olha e a diferença dos 6% sobre os 13% do reajuste nas passagens teve de ser custeada pelo empregador.
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Vale ressaltar que diante dessa situação, as companhias avaliam que as novas contratações serão revistas, dando preferência para candidatos que morem perto do local de trabalho.