Graças a uma mudança revolucionária na forma de fazer Pix, os cartões de crédito podem deixar de existir em breve
Os cartões de crédito facilitam a vida de milhões de pessoas por todo o mundo, facilitando o parcelamento de compras, a fim de que o gasto caiba dentro do orçamento mensal de cada um. O problema é que esse serviço por cair em desuso após uma mudança promovida pelo Pix.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Uol Economia, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou no ano passado que os cartões de crédito deverão deixar de existir graças ao avanço do sistema de open finance, que facilita o compartilhamento de dados bancários entre diferentes instituições.
Os bancos já começaram a usar o Pix com essa modalidade de crédito, que está cada vez mais tecnológica e apostando menos nessa maneira antiga de fazer compras. “Esse sistema elimina a necessidade de ter cartão de crédito. Acho que cartão de crédito vai deixar de existir em algum momento em breve”, afirmou Roberto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em breve, o Pix pode sair do Brasil e ocupar a América Latina, mas o Canadá também já se mostrou interessado nessa fórmula, que tanto facilitou a vida dos brasileiros nos últimos anos.
AUMENTO DA TAXA DE JUROS
A nova funcionalidade de crédito do Pix pode também ser benéfica aos bancos, que podem aplicar taxas de juros ainda maiores. É necessário, no entanto, ultrapassar algumas barreiras e criar o sistema totalmente seguro e eficiente antes de substituir de vez os cartões de créditos.
COMO SURGIU O PIX?
O Pix foi lançado no dia 5 de outubro de 2020, em plena pandemia, no Brasil. Com o cadastramento de chaves, os brasileiros tiveram a oportunidade de realizar transações de maneira simples, eficiente e sem muitos problemas. Houve, porém, uma fase de testes para avaliar falhas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE