Banco Central confirma o lançamento de um novo serviço cravando fim nos cartórios
O Banco Central do Brasil é uma autarquia federal autônoma, o que significa que ele tem autonomia perante a outros órgãos do poder público. Inclusive, o Bacen confirmou recentemente o lançamento de um novo serviço que deixou os brasileiros em festa com a notícia, e hoje (29), vamos te explicar tudo sobre esse procedimento que crava fim nos cartórios. A seguir, confira mais detalhes sobre o assunto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O novo serviço o qual o Banco Central está lançando visa simplificar as transações de compra e venda de imóveis, trazendo o fim de alguns procedimentos dentro dos cartórios. O fato é que esse lançamento do BC e que estuda soluções, deve facilitar esse procedimento.
Segundo as informações do portal ‘Estadão’, o novo serviço do Banco Central diz respeito ao “Digital real x”, o Drex, moeda digital brasileira com a mesma valoração do real. Ainda em fase de testes, a moeda vem para simplificar diversos serviços financeiros no setor de imóveis. Além de possibilitar novos tipos de investimento e trazer mais segurança e eficiência aos processos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já que o Drex chega com a mesma valoração do real, sem alterações de preço, haverá a chance de realizar operações financeiras de bens físicos usando carteiras digitais e blockchain. Segundo W. Silva, CEO da ‘ImobCoin’, plataforma que negocia tokens para investimento em imóveis, o serviço vem para deixar mais rápido a compra e venda de imóveis. Facilitando o procedimento nos cartórios, sem os tornar obsoletos.
“Os cartórios vão precisar se adequar ao novo ambiente de transações, entender como funciona e tratar melhor as documentações, mas eles continuarão sendo necessários como um intermediário. O blockchain traz mais agilidade e segurança à transação, mas nos cartórios será possível verificar pendências, analisar titularidades da matrícula etc”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é Blockchain?
O Blockchain é uma ferramenta que funciona como cadeia de dados, armazenando os registros de transações de dados e funcionando como um livro de registros de movimentações de ativos digitais. Assim, ele funciona como os cartórios tradicionais fazem com os ativos físicos.
O Drex
De acordo com o Banco Central, ainda não há uma data definida para o lançamento do Drex. No entanto, segundo estimativas, pode ser que já no início de 2025 tenhamos essa ferramenta nas mãos. Desde março de 2023, a iniciativa é uma experiência piloto, inclusive, bancos como Banco do Brasil e Caixa já testaram o serviço. Por hora, ainda se espera a fase de testes com a população.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central ciente: 4 alertas severos são emitidos para clientes com conta-corrente e poupança em 2024
● Cartão de crédito está com os dias contados: Novo serviço do Banco Central chega com substituto salvador
● “R$ 4 mil a receber”: Banco Central emite comunicado crucial hoje (13) com alerta sobre dinheiro esquecido
Como vai funcionar o Drex?
Conforme o Banco Central, o Drex vai permitir que vários tipos de transações financeiras seguras com ativos digitais e contratos inteligentes estejam à sua disposição. Esses serviços financeiros inteligentes serão liquidados pelos bancos dentro da Plataforma Drex do Banco Central (BC).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE