Adeus

Dias contados: Fim dos cartórios é revelado no Brasil e substituto chega direto para o seu celular

Serviços de cartório podem ser dispensados em alguns casos (Foto Reprodução/Montagem/tv Foco)

Serviços de cartório podem ser dispensados em alguns casos (Foto Reprodução/Montagem/tv Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fim dos cartórios tem definição no Brasil e substituto vem para a palma das suas mãos

Quem nunca tomou um chá de cadeira nos cartórios Brasil afora, por isso que, o fim dos estabelecimentos no Brasil está cada dia mais próximo.

Mas, calma, há uma especulação de algo que pode mudar completamente a vida dos brasileiros, mas por enquanto, isso não encerra com o trabalho físico do cartório.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações do portal ‘Cartório no Brasil’, há uma plataforma chamada ‘Blockchain’ que tem chamado muita atenção no Brasil.

De forma geral, para entender o significado do blockchain basta pensar em uma rede de blocos de montar. Sabe aqueles brinquedos de encaixe? O sistema funciona basicamente dessa mesma forma. Blocos são conectados por uma extensa corrente. Cada corrente corresponde a um código digital. 

As informações podem ter fontes variáveis, sendo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 Esse grande número de locais em que a informação está auxilia no processo de autenticação do documento, ou seja, as informações possuem menores possibilidades de fraude, já que o sistema garante a segurança dos dados ali informados. 

É ISSO QUE DETERMINA O FIM DO SISTEMA?

Segundo o portal, a Blockchain  pode sim agilizar o processo cartorial, já que funcionaria como um “livro” digital. Nele, as páginas conteriam informações a respeito dos serviços realizados.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, o processo ainda é um estudo a ser feito aqui no Brasil, até porque o processo de cartório é algo extremamente burocrático para qualquer situação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por ser uma das instituições mais antigas em território brasileiro, os cartórios contém um número muito grande de informações, e que são específicos para a realização da atividade civil. Ao contrário do que ocorre em outros países, nos quais os documentos tem apenas a função de informar, os registros documentos brasileiros tem caráter civil. Esse é um dos principais motivos de o blockchain não ter a validade ainda no país. 

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile