ALERTA!

Fim dos cartórios: Novo serviço do Banco Central é confirmado e brasileiros estão em festa HOJE (16)

16/04/2024 às 17h20

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
Novo serviço do Banco Central e fim dos cartórios - Foto: Montagem

O novo serviço do Banco Central promove uma verdadeira virada aos brasileiros

O Banco Central é o principal órgão do Brasil quando o assunto diz respeito ao financeiro. Afinal, é ele quem gerencia o meio circulante, que nada mais é que garantir, para a população, o fornecimento adequado de dinheiro em espécie.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o BC possui outras finalidades e, é justamente sobre uma virada triunfal envolvendo a autarquia e os cartórios que iremos falar nesta matéria.

A grande realidade é que, os brasileiros poderão realizar transações de compra e venda de imóveis de uma forma mais simples, sem a necessidade de alguns procedimentos dentro dos cartórios. O fato é que um novo serviço oficial do Banco Central e que estuda soluções, deve tornar mais fácil esse procedimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o Estadão, a novidade em questão tem a ver com o Drex, uma moeda digital totalmente brasileira e que vale como a moeda oficial do país, o real. Ainda em fase de testes, a moeda vem para descomplicar serviços financeiros no setor de imóveis, além de possibilitar novos tipos de investimento e trazer mais segurança e eficiência aos processos de compra e venda.

Novo serviço do Banco Central acaba de ser confirmado (Reprodução/Internet)
Novo serviço do Banco Central acaba de ser confirmado (Reprodução/Internet)

Uma das características mais impressionantes da moeda é que ela chega com o mesmo valor do real e não deve sofrer com variação de preço. Assim, haverá a chance de serem feitas operações financeiras de bens físicos usando carteiras digitais e blockchain.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para Denis W. Silva, CEO da ImobCoin, plataforma que negocia tokens para investimento em imóveis, o formato vem para deixar mais rápido a compra e venda de imóveis. Além disso, ele facilitará procedimentos nos cartórios, porém, não os tornará inúteis.

“Os cartórios vão precisar se adequar ao novo ambiente de transações, entender como funciona e tratar melhor as documentações, mas eles continuarão sendo necessários como um intermediário. O blockchain traz mais agilidade e segurança à transação, mas nos cartórios será possível verificar pendências, analisar titularidades da matrícula etc”, disse.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Drex será a nova moeda digital brasileira (Reprodução: Internet)
Drex será a nova moeda digital brasileira (Foto Reprodução: Internet)

Blockchain

Para quem não sabe, o Blockchain se trata de uma ferramenta que funciona como cadeia de dados, armazenando os registros de transações de dados e funcionando como um livro de registros de movimentações de ativos digitais. Ele funciona como os cartórios tradicionais fazem com os ativos físicos.

Quando o drex será lançado?

Segundo o Banco Central, não há uma data para o lançamento do Drex. Desde março de 2023, a iniciativa é uma experiência piloto em ambiente restrito. Mas, quando os participantes e a iniciativa propriamente dita alcançarem grau de maturidade adequado, o BC entrará na fase de testes com a população.

Drex está sendo testada pelas instituições financeiras (Reprodução: Internet)
Novo serviço do Banco Central acaba de ser confirmado (Reprodução/Internet)

Banco Central
Drex

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.